Reflexão crítica é um termo, junção de dois substantivos.
Reflexão é um substantivo masculino, derivado do Latim re que significa “outra vez, novamente” e flexus “fletido, dobrado”, vem do verbo flectere que significa “dobrar”.
Crítica é um substantivo feminino derivado do Grego kritikos que significa “capacitado para fazer julgamentos” de krinein que significa “julgar, separar, decidir”. Tem relação com krisis “seleção, julgamento” e do Indo-Europeu krei que é “peneirar, distinguir, discriminar”.
Reflexão crítica significa analisar fundamentos e razões de algo, uma investigação sem nenhum tipo de pré-conceito ou preconceito. É literalmente “não julgar o livro pela capa”.
Existem três palavras-chaves que são fundamentais no conceito da reflexão crítica: abrangência, questionamento e autonomia. São essas palavras que mostram como a reflexão crítica vem da ideia de não entrar totalmente no senso comum, tendo diversas perspectivas sobre uma única coisa, fazendo uma investigação minuciosa sobre a mesma.
Na reflexão crítica, é necessário fazer pesquisas para a coleta de informações sobre o alvo da reflexão, buscando sempre um conhecimento maior sobre o mesmo para que assim seja possível dar uma opinião correta sobre ele.
A reflexão crítica sobre a prática educativa e docente, por exemplo, vem com o intuito de mostrar o quanto a autocritica é essencial na formação de docentes de qualidade e sujeitos críticos. Acreditar que o docente é dono de toda a verdade absoluta é algo que a reflexão crítica espera mostrar que não vale à pena.
Reflexão Crítica na Filosofia
Para a área da Filosofia, a reflexão crítica é a abordagem das crenças e reações que temos ao sermos postos frente a algo. Além disso, podemos até mesmo dizer que a Filosofia é um tipo de reflexão crítica, afinal, é necessária a crítica para que algum tipo de reflexão seja considerada filosófica, e a busca da Filosofia é justamente a captação daquilo que é real e verdadeiro.
É necessário usar a reflexão crítica para analisar tanto a nós mesmos como ao mundo e a nossa realidade também. Apenas desse modo conseguiríamos um conceito mais exato da nossa existência, podendo distinguir com mais clareza o que é certo e errado, o que realmente vale à pena e o que devemos ignorar.
Reflexão crítica em inglês é critical reflection.