Remorso é um substantivo masculino. Sua origem vem do termo remorsus em Latim, particípio passado de remordere, que significa tornar a morder.
Remorso tem como definição um sentimento de aflição ou tristeza gerado através da prática de um ato reprovável, ou seja, é a sensação de arrependimento por ter feito alguma coisa que foi desagradável e que agora está “remoendo” a pessoa.
É dessa conceituação que também pode-se entender a origem do termo. Estar “remoendo” o passado traz a ideia de “tornar a morder”.
Remordimento é um sinônimo da palavra remorso.
Remorso, portanto, está relacionado a algum acontecimento do passado. Um indivíduo com remorso é acometido por sentimentos negativos, geralmente apontado como uma autocensura.
O remorso pode acontecer não somente em situações que foi feito/dito algo errado, mas também em momentos que se deixa de falar ou fazer algo.
Muitas pessoas, que sofrem com remorso, podem ter implicações na saúde e até mesmo contribuir para o desenvolvimento de doenças (tanto físicas como emocionais, tais como a depressão). Esse problema vai variar de acordo com a intensidade do remorso e da duração desse sentimento.
Livrar-se do remorso é fundamental: aprender a se perdoar é o primeiro passo, afinal ninguém é perfeito e cometer erros é totalmente normal. A ideia é aprender com o erro cometido e seguir em frente.
Ainda, existem pessoas que podem ser classificadas sem remorso, pois não são capazes de sentir qualquer arrependimento por alguma atitude condenável. Nota-se que terroristas e psicopatas são exemplos de pessoas sem qualquer remorso, especialmente pelos crimes hediondos que cometem.
Vale lembrar que a forma remorço está errada, não existindo na língua portuguesa. Por isso, este erro na escrita deve ser evitado!
Embora muitos considerem o termo arrependimento como sinônimo de remorso, muitos pensadores consideram algumas distinções. Para eles:
“O psicopata acabou confirmando todos os assassinatos, mas não demonstrou qualquer remorso.”
“A filha irá passar o resto de sua vida com remorso pela morte do filho prematuro.”
“O remorso dele não o impedirá de cometer o mesmo erro, porque ele não está arrependido.”
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.