República é uma forma de governo onde o povo ou seus representantes elegem, por meio de voto livre e secreto, um chefe de Estado para governar por tempo limitado.
O chefe de Estado é chamado de presidente da república e permanece no poder pelo período de quatro anos, que pode ser estendido por mais quatro anos, caso haja uma reeleição.
A palavra república vem do latim “res publica”, que significa “coisa do povo” ou “coisa pública” e, portanto, não é considerada uma propriedade privada.
Segundo Cícero, filósofo e político da República Romana, é necessário que se possua um número razoável de pessoas, um consenso do direito e uma comunidade de interesses e de fins para se caracterizar uma república.
Uma república também pode possuir traços de ditadura militar, assim como foi vivida no Brasil no período da República da Espada, quando o país foi liderado por Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre 1889 a 1894. Esse foi o primeiro período da República Velha ou Primeira República Brasileira, que se iniciou na proclamação da República em 1889 até a Revolução de 1930.
Também é chamada de república a moradia de jovens universitários que dividem uma mesma acomodação, geralmente por estarem estudando em uma Universidade distante da casa dos pais.
República Federativa
A república federativa, também chamada de república federal, é uma mistura de uma república e de uma federação, ao passo que possui um presidente, mas também possui divisões de estados e regiões, que têm sua própria autonomia governamental.
Um exemplo desse conceito de república é a República Federativa do Brasil, que possui 26 estados, o Distrito Federal e mais de 5.500 cidades, todos autônomos.
A República de Platão
República é uma obra do filósofo grego Platão, que está dividida em dez livros que mostram um diálogo narrado por Sócrates, também filósofo grego, acerca da justiça.
Na obra, é imaginada uma república, onde são discutidas temáticas políticas e sociais e a visão do Bem.