Resíduos sólidos são materiais resultantes das ações humanas, podendo ser aproveitados para reciclagem e reutilização.
Em outras palavras, o significado de resíduos sólidos representa os resíduos nos estados semissólido e sólido que resultam de atividades de origem doméstica, industrial, comercial, agrícola, hospitalar, de serviços e varrição.
Sendo assim, pode-se chamar de resíduo sólido qualquer matéria semissólida ou sólida que é descartada ou produzida pela natureza ou pelo ser humano, tais como:
Os resíduos sólidos passaram a ganhar mais importância após o avanço das técnicas de reciclagem e maior conscientização ambiental por parte da sociedade.
O conceito de resíduos sólidos serve também para se referir a lixo, vez que se trata de algo que deixou de ter sua utilidade principal. Esse resíduo pode ser eliminado quando se destina a ser enterrado ou às descargas; ou reciclado passando a ganhar um novo uso.
O setor da construção civil é um dos primeiros segmentos a sofrer fortes impactos diretamente da economia podendo ter momentos de recessão ou de crescimentos expressivos de acordo com a saúde de uma nação. Contudo, trata-se de uma atividade que gera impactos ambientais e seus resíduos tem representado um grande problema a ser gerido.
Além disso, existe no ramo da construção civil um enorme consumo de recursos naturais em que as grandes empresas colaboram com a alteração da paisagem e assim, como em todas as demais atividades, também geram resíduos sólidos.
Os resíduos sólidos da construção civil são aqueles provenientes de construções, escavação e preparação do solo, reformas e demolições de obras.
Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) entidade que integra, atua e discute as questões referentes aos resíduos sólidos no Brasil; São Paulo é uma das cidades que mais geram esses tipos de resíduos no país.
Os resíduos sólidos das indústrias são o lixo resultante de todo e qualquer processo industrial e se enquadra nesse contexto os entulhos provenientes da construção civil.
Os resíduos sólidos hospitalares são também conhecidos como:
Esses tipos de resíduos constituem-se um enorme problema devido, muitas das vezes, à falta de informações a seu respeito; o que gera muitas dúvidas e mitos entre os pacientes, familiares, funcionários e especialmente à comunidade vizinha a aterros sanitários e a edificações hospitalares.
O maior problema dos resíduos sólidos hospitalares é o chamado “lixo infectante – classe A” que possui grande risco de contaminação, além de contribuir para com a poluição do meio ambiente.
Outro problema também concernente a esses resíduos é o chamado de “lixo perigoso – classe B”, que são aqueles em que os próprios hospitais ficam responsáveis pela destinação final.
Por outro lado, o “lixo classe C” deve também ser corretamente separado e fica a cargo do sistema de recolhimento do lixo da cidade. Uma parte desse vai para coleta normal e outra para reciclagem.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.