Risco é a probabilidade de que alguma coisa ocorra fora dos planos, inapropriada, frustrante, desagradável, perigosa,…
Retrô é um adjetivo de dois gêneros e dois números. O termo vem do Latim retro, que significa “para trás”.
O significado de Retrô está relacionado com o passado, isto é, remete a uma roupa, objeto ou estilo de vida desatualizado, porém que pode voltar à moda, ser tendência novamente.
Basicamente, retrô simboliza a releitura do passado, como se fosse uma retrospectiva do que já foi visto anteriormente – até como uma peça ou produto lançado hoje em dia que tem uma aparência antiga, clamando por receber o nome retrô.
A própria origem do termo faz alusão ao que ficou para trás, de um modo oposto ao futuro.
Simbolicamente, o termo retrô procura referenciar o passado e o presente, tanto é que no dicionário o adjetivo pode ser esclarecido como algo que imita uma moda, estilo ou design de um passado próximo. Entretanto, essa “cultura retrô” pode ir mais além e abranger outras variações, como os estilos musicais, arte e até carros (retro cars).
Um objeto pode ser classificado como retrô quando seu design ou estilo se associa a estilos antigos e desatualizados, especialmente sobre aqueles que estiveram presentes entre as décadas de 1920 e 1960.
Retrofilia é o nome dado à condição de uma pessoa que tem um amor além do normal pelo estilo retrô, procurando adaptar objetos ou até mesmo o próprio estilo de vida para se aproximar ainda mais ao que era normal no passado.
As palavras retrô e vintage geralmente são colocadas como sinônimos pela maioria das pessoas, entretanto não é bem assim. Existe sim uma diferença entre a ideia de retrô e vintage, principalmente na origem etimológica.
Vintage, na verdade, é uma palavra inglesa que tem como significado “colheita de uma vinha”, proveniente do Latim vindemia. No inglês, vintage está com esse sentido desde 1450, porém em 1746 a palavra começou a ser traduzida de outra maneira: “ano em que foi feito um vinho”.
De forma mais popular, entretanto, vintage se refere a “algo antigo e bom”, basicamente “um clássico”.
Como comentado, o retrô procura trazer a ideia de coisas que pertencem ao passado, que tenham aspecto de algo antigo, em geral entre os anos de 1920 e 1960. O retrô é visto no mundo contemporâneo como tendência em várias áreas, em especial na moda, decoração e artes.
Já o vintage vem com a definição de tudo aquilo que é genuinamente antigo, clássico e, normalmente, de extremo valor – por causa da originalidade da época.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.