Risco é a probabilidade de que alguma coisa ocorra fora dos planos, inapropriada, frustrante, desagradável, perigosa, enfim, possa vir a acontecer. Existe sempre a possibilidade de que alguma coisa saia diferente daquilo que almejávamos, e essa possibilidade é o risco.
Contudo, em geral a palavra risco tende a nos remeter a alguma ação em que existe a probabilidade de que algo perigoso ou muito provável de acontecer aconteça. E nesse sentido, a palavra risco pode ser usada para descrever algumas ações policiais ou alguns procedimentos médicos, por exemplo.
Nessa mesma perspectiva, a palavra risco aparece em outros contextos, formando expressões como risco de vida, risco financeiro, risco de incêndio, risco ambiental, risco de inflação e etc.
Num sentido completamente diferente, a palavra risco também pode aparecer para designar um traço feito no papel, tanto tecnicamente bem acabado, quanto o simples rabisco que lembre mesmo que de longe o caminho percorrido por uma linha reta.
Risco Biológico é todo aquele tipo de ameaça que pode atingir de alguma maneira alguma forma de vida. Em geral, a expressão aparece para designar algo que traz ameaça à vida humana ou a algum outro tipo de forma biológica, como ecossistemas ou espécies.
As origens dos riscos biológicos podem ser as mais diversas. Desde o aquecimento global, até a uma epidemia; espécies microscópicas as mais diversas, como vírus, bactérias, protozoários, fungos e etc.; poluição, desastres nucleares, certos medicamentos e muitos outros. Podemos identificar ainda o risco biológico em algumas atividades humanas, tais como o trabalho em laboratórios, hospitais e indústrias.
Gravidez de risco é como é chamado o tipo de gravidez que apresenta, no processo de gestação, o risco de que doenças ou mesmo o óbito possam vir a acometer o bebê, a mãe ou a ambos; ou ainda a gestação que apresentar os mesmos riscos previstos para o momento do parto.
Uma gravidez de risco é identificada após um exame médico e pode apresentar entre os seus sintomas alterações da fisiologia, tais como desmaios, contrações uterinas inoportunas, tonturas, inchaço do corpo, taquicardia entre outros.
Em geral, os fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma gravidez de risco são: maternidade em idades anteriores a 15 anos ou posteriores a 35 anos, mães que consomem álcool, cigarro ou drogas durante a gravidez, algum tipo de anomalia nos órgãos reprodutivos além de alguns outros.
Risco financeiro faz referência à possibilidade de que alguma transação econômica resulte em perda de dinheiro. Ao mesmo tempo, pode significar a possibilidade de maiores ganhos, pois no mundo do capitalismo, quanto maiores os riscos, maiores serão as chances de ganho. Assim, o risco financeiro poderá ser algo a ser evitado ou procurado conforme for o que se pretenda com o dinheiro.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.