RLP Contabilidade é uma sigla.
O significado de RLP Contabilidade procura designar um grupo de contas presente no Balanço Patrimonial.
O Balanço Patrimonial é a principal forma de demonstração financeira que existe – o relatório contábil que é obrigatório por Lei, em que se tem a função de mostrar como está o Patrimônio da organização, de maneira a refletir a posição financeira de um determinado momento, seja ele o final de ano ou outra data que esteja predefinida.
O Balanço Patrimonial é dividido em duas colunas, sendo que a coluna da esquerda é designada de Ativo e a da direita de Passivo. A coluna do Ativo é aquela que se discrimina os bens e direitos, apontando de forma qualitativa cada item e indicando o valor monetário. A coluna do Passivo, por outro lado, discrimina as obrigações (as dívidas) que a organização possui perante terceiros.
O Ativo ainda se divide em duas partes chamadas de “Ativo Circulante” e “Ativo Não Circulante”. O RLP (Realizável a Longo Prazo) é um dos grupos do Ativo Não Circulante, juntamente com os Investimentos, Imobilizado e Intangível.
Na Contabilidade, a sigla RLP tem como significado “Realizável a Longo Prazo”. O RLP procura tratar dos direitos e bens que irão ser concluídos em um período de tempo maior a um ano contábil, isto é, período correspondente a 360 dias que serão contabilizados a começar do último dia em que foi feito o exercício social da data da publicação do tal Balanço Patrimonial.
São exemplos de contas que fazem parte desse grupo:
- Aplicações financeiras de longo prazo,
- Depósitos bancários a longo prazo,
- Despesas antecipadas de longo prazo,
- Duplicatas a receber de longo prazo,
- Empréstimo compulsório,
- Empréstimo para incentivo fiscal,
- Empréstimos, adiantamentos ou vendas.
Assim sendo, o RLP classifica as contas de bens e direitos da organização cujas realizações acontecerão no longo prazo, bem como as contas de direitos que não possuem prazo de vencimento.