Scrap é uma palavra que, na língua inglesa, significa “fragmentado“, “pedaço pequeno” ou “bocado“.
Essa palavra ficou bastante conhecido no Brasil através do Orkut: uma rede social que possuía uma área destinada ao scrap. Ela era visualizada pelo usuário como “My Scrapbook”. Nesse local, o usuário podia ler todos os recados deixados por seus amigos
Basicamente, nessa área, as pessoas incluíam mensagens de texto ou mensagens animadas de afeto para seus amigos.
Scrapbook é um termo utilizado para a criação de um livro-álbum de fotos, imagens e até textos de forma livre, artesanal e com muita criatividade. É uma técnica antiga, tendo seus primeiros registros em um autêntico Scrapbook da Rainha Vitória da Inglaterra.
O interessante dessa técnica é que a pessoa pode personalizar todas as páginas da forma que desejar. Ele pode ser confeccionado de acordo com o humor, registros importantes, textos, poemas e desenhos autorais. Portanto, é uma técnica que a pessoa pode utilizar como se fosse um diário de imagens.
O scrapbook é uma boa oportunidade para expressar os sentimentos, colocar em prática dons artísticos e até mesmo transformar a produção desse livro em um negócio rentável. Afinal, nele é possível expressar com muito afeto os sentimentos das pessoas, o que pode agradar muito.
Nos dias de hoje, a construção de um scrapbook também pode ser feita digitalmente. Existem inúmeras ferramentas de edição de imagens, até mesmo com vários filtros e efeitos especiais para facilitar e incrementar a sua produção.