Sedentarismo é um substantivo masculino. O termo deriva-se de sedentário, que por sua vez, vem do Latim sedentarius, que originalmente significava “o que trabalha sentado”.
O significado de Sedentarismo caracteriza a falta, diminuição ou mesmo a ausência de atividade física regular de um determinado ser humano, não abordando somente a prática de esportes, mas as atividades em toda sua amplitude.
O sedentarismo, portanto, é quando ocorre um gasto calórico altamente reduzido, tendo diariamente somente hábitos sedentários, isto é, ações que não promovem um gasto calórico considerável (aquele que está acima do nível de repouso).
A saúde de uma pessoa sedentária se deteriora aos poucos e é um estilo de vida incorreto e não recomendável. O sedentarismo provoca maior suscetibilidade ao surgimento de patologias e diversas outras consequências para o corpo humano, por exemplo:
Esses males podem ocasionar várias doenças. São alguns exemplos:
O sedentarismo pode ser evitado por meio de mudanças no estilo de vida, na medida do possível, obviamente, dedicando-se a alguma atividade física ou exercício físico.
A diferença entre estas duas expressões é simples: enquanto que a atividade física envolve todo e qualquer movimento corporal realizado e que gera um gasto calórico, o exercício físico se enquadra as atividades físicas que são organizadas, estruturadas e repetidas, isto é, são aquelas que visam as necessidades e capacidades individuais, tais como praticar ginástica, dançar, nadar, pedalar, correr, fazer musculação, entre outras.
Fugir do sedentarismo promoverá uma melhor aptidão física, fazendo com que o organismo tenha maior energia para o dia a dia e saúde.
O sedentarismo está intimamente relacionado com a vida moderna, sendo um dos maiores males desta. É possível afirmar que ser sedentário hoje em dia se tornou um comportamento incentivado pela comodidade do conforto, da evolução da tecnologia e da tendência – sempre crescente – em deixar de gastar energia com atividades ocupacionais que poderão ser feitas por máquinas.
O ideal é que se pratique, pelo menos, 30 minutos de atividades físicas por dia, pelos cinco dias da semana. É claro que, embora muitos não consigam esse tempo, podem distribuir os minutos nos dias disponíveis ou mesmo dividindo em blocos de 10 ou 15 minutos ao longo do dia.
Tal como com a vida moderna, o sedentarismo carrega nos ombros um problema chamado “obesidade” – considerado por muitos profissionais de saúde como o mal do século, em especial pela facilidade de facilitar o aparecimento de doenças e até de mortes prematuras.
A obesidade irá surgir em uma pessoa sedentária quando esta também não tomar cuidados em relação à alimentação, ou seja, quando não se alimentar de maneira correta, ingerindo alimentos impróprios e que fazem mal para a saúde (frituras, industrializados, embutidos, entre outros).
Assim como o próprio sedentarismo, a obesidade também propõe maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e até câncer.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.