Senso é um substantivo masculino com origem na palavra em latim sensu, que significa “siso, tino, atenção”.
O que é Senso:
O significado de Senso é discernimento, o raciocínio, bem como o ato de apreciar e saber julgar.
Outros sentidos, mas pouco usados, da palavra senso são “direção, sentido, rumo”.
Uma pessoa sensata é aquela que possui bom senso, que usa a razão, tem prudência, entendimento e sabe escolher e defender os fatos que considera razoáveis e que fazem mais sentido.
Pelo seu conceito bastante amplo, várias denominações surgiram com o termo senso.
Alguns exemplos disso são:
- Bom senso: é a característica de uma pessoa que não é impulsiva ou precipitada, ou seja, que observa e faz uma análise prévia antes de falar ou agir de maneira correta e prudente. Diz-se que bom senso é a capacidade, portanto, de raciocinar e discernir através da razão.
- Senso comum: é considerado o conjunto de conhecimentos (maneira de pensar) de grande parte das pessoas, que é passado de geração para geração. Esses conhecimentos, portanto, que são compartilhados e aceitados são considerados normais e estão de acordo com uma cultura.
- Senso crítico: é a aptidão do ser humano em questionar e observar fatos e situações de forma inteligente e racional.
- Senso estético: capacidade de julgar e apreciar o que é belo e agradável e separar do que não é (do que é feio).
- Senso moral: é a chamada consciência moral, onde um ser humano observa e julga os costumes conforme a moral ou ética empregada.
- Senso de humor: é a característica de empregar e formar palavras ou gestos que estimulam risadas diante de determinadas situações por motivos corretos. Uma pessoa de bom humor é aquela que emprega esse tipo de senso.