Serelepe é um adjetivo e substantivo de dois gêneros. De origem controversa, acredita-se que o termo tenha se originado da língua Tupi.
O significado de Serelepe, como um adjetivo, se refere ao que ou aquele(a) que é atraente, esperto(a), faceiro(a), gracioso(a), ardiloso(a) ou provocante. É também uma locução para indicar o que é irrequieto, buliçoso.
Serelepe também pode determinar o que ou aquele(a) que é ágil ou vivaço(a).
Por exemplo nestas frases com serelepe pode-se entender o conceito:
“Serelepe do jeito que era, Pedro conseguiu escapar da punição do pai.”
“Mesmo após os 30 anos, Caroline era chamada de serelepe pelos parentes que ainda se lembram de suas peripécias.”
“As gêmeas de Renata são tão serelepes que ela precisou comparecer na escola.”
Nesse caso, serelepe é um termo sinônimo de:
- Agitado(a),
- Astuto(a),
- Esperto(a),
- Faceiro(a),
- Gracioso(a),
- Inquieto(a),
- Irrequieto(a),
- Lindo(a),
- Vivo(a).
Serelepe é antônimo de:
- Lento,
- Morgado,
- Triste.
Na Zoologia, serelepe é a designação do esquilo florestal mais comum nativo da América do Sul. Também chamado de caxinguelê, este animal pode ser encontrado na Amazônia e no Leste do Brasil – tem o costume de viver sozinho ou em pares, possuindo hábitos diurnos. Por ser muito ágil, o esquilo busca alimentos ou enterra sementes, sendo uma espécie arborícola, descendo das árvores para tal propósito.
O esquilo serelepe é pequeno, medindo cerca de 20 centímetros (somente o corpo, sem a cauda – com esta já medindo 18 centímetros) e pesando em torno de 300 gramas. Seus sentidos mais apurados são a visão e a audição.
Serelepe em inglês pode ser traduzido como steamed up, frisky. Na Zoologia, para designar o esquilo a tradução é ground squirrel.
Na Umbanda, o termo serelepe é conhecido também como Joãozinho, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio e Serelepe da Umbanda.
Serelepe Kids é uma empresa de confecções que produz e fornece roupas infantis localizada em Gaspar, Santa Catarina.