Serenidade é um substantivo feminino. O termo vem do Latim serenitas, de serenus, que quer dizer “calmo, tranquilo, claro”, originalmente aplicado para falar do clima.
O significado de serenidade é o sensação do que está tranquilo, isto é, uma característica ou particularidade daquilo que é sereno, manso e suave.
Serenidade é o que expressa tranquilidade perante situações complicadas, ou seja, é uma forma de manifestar suavidade nos atos, independentemente de estar defronte de circunstâncias adversas e de conflitos.
Por exemplo: “Maria enfrentou com serenidade sua doença.”
Por isso, a serenidade é o que se apresenta de maneira serena, que não conta com perturbações ou agitações. Reconhecer um indivíduo sereno é fácil: é aquele que não se deixa levar pelos impulsos ou emoções, agindo de maneira temperada e racional, evitando problemas e, consequentemente, os resultados de suas ações são mais acertados.
A serenidade está associada, de forma geral, com a capacidade que algumas pessoas possuem de lidar com as situações com docilidade e tolerância, sem deixar que o emocional seja afetado. Várias pessoas, infelizmente, deixam-se angustiar e perder a serenidade quando são pressionadas pelas expectativas que elas próprias produzem.
Dessa forma, a serenidade corresponde a um estado de espírito que está relacionado com a paz, que concilia o que um indivíduo é e o que possui. Obviamente, um indivíduo terá serenidade quando obtiver uma evolução emocional e moral razoável, sem necessitar comparações desnecessárias com outras pessoas ou mesmo achar injusto que estes outros indivíduos são mais ou possuem mais que si mesmo.
A serenidade é, afinal, entender as limitações, usufruir o que se possui, enfrentar o que aparecer diante de si e aproveitar as potencialidades existentes.
Ainda, a palavra serenidade pode ser utilizada para a natureza, onde serve para descrever as condições físicas ou de comportamento de ambientes, da fauna e da flora.
Por exemplo: “Passei a tarde olhando para a chuva serena que batia no vidro.”
“Elogio da Serenidade” é o nome de uma obra de autoria do filósofo italiano Norberto Bobbio, considerado o mestre nos debates das relações entre a ética, a moral e a política. No livro, o autor afirma que a serenidade é um valor passivo, que não está associada com a violência, porém não devendo ser confundida com a submissão. A obra é de importante análise sobre questões importantes, tais como a tolerância.
Serenidade do Toque é o nome de uma empresa localizada no estado de São Paulo que trabalha com massoterapia.
O termo serenidade ainda aparece em um meme brasileiro, conhecido como “a serenidade no olhar” – a imagem deste meme relaciona uma foto de alguma pessoa sorrindo tranquilamente, transmitindo “serenidade nos olhos”, isto é, mostrando que não está com problemas.
Este meme é muito popular por poder ironizar várias situações que acometem o brasileiro, como é o caso da economia. Por exemplo, o meme pode mostrar uma celebridade milionária sorrindo, com uma legenda que afirma: “a serenidade no olhar de quem nunca precisa passar nada no crédito”.
Serenidade é sinônimo de:
- Calma,
- Despreocupação,
- Equilíbrio,
- Mansidão,
- Paz,
- Prudência,
- Quietude,
- Sensatez,
- Silêncio,
- Sossego,
- Tranquilidade.
Serenidade é antônimo de:
- Angústia,
- Ansiedade,
- Excitação,
- Frenesi,
- Martírio,
- Nervosidade,
- Temor,
- Tormento.
Oração da Serenidade
É um texto que tem como autoria alegada do teólogo protestante Reinhold Niebuhr (1892 – 1971). Supostamente, ela teria sido escrita no século XX.
A oração agrega ensinamentos do cristianismo, espiritismo e ainda está presente como uma forma de auxílio mútuo como os Alcoólicos Anônimos e os Narcóticos Anônimos para seus programas de recuperação, já que a oração retrata a luta diária que cada indivíduo que pertence a estes grupos deve enfrentar.