Sex appeal, em uma tradução livre para o português, é a expressão em inglês que quer dizer “apelo sexual”. Desta forma, o significado de Sex appeal é o poder de sedução e charme que uma pessoa possui e que sabe emprega-la para atrair a atenção e o desejo de outras, geralmente, de caráter sexual.
A sensualidade empregada pode ser utilizada por ambos os sexos e atingir também outros homens e mulheres, isso cabe a quem utiliza de seu sex appeal e sua intencionalidade. Contudo, o termo é empregado para se referir a pessoas charmosas e sensuais que nem sempre são belas, mas que possuem o poder da atratividade.
Vale ressaltar que esse poder não se restringe aos aspectos físicos de uma pessoa uma vez que, a sensualidade é apresentada de diversas formas como, por exemplo, o jeito de andar, olhar, se vestir e até de conversar.
Nos últimos tempos, os principais meios de comunicação tem dado ênfase a este tema para atrair atenção dos telespectadores para os seus programas de TV, filmes e visitas em sites. Desta forma, os artistas, sejam cantores ou atores, assim como atletas têm sido cotados em trabalhos para agências, com o intuito de aumentarem as vendas de produtos e serviços, principalmente os de beleza.
Neste caso, se destaca o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo que estrela comerciais de TV e outros modelos de propaganda para divulgar produtos para barba, perfumes, roupas e até carros.
Assim como a atriz de cinema Angelina Jolie e a cantora brasileira Anitta que foi, em 2015, eleita como uma das mulheres mais sexy do mundo, de acordo com a revista VIP. Outro exemplo nacional é o jogador de futebol Neymar que é constantemente assediado pela mídia para promover produtos e serviços devido a sua popularidade e charme.
Sex Appeal foi também uma minissérie exibida pela Rede Globo em 1993, cujo autor era Antônio Calmon. A história se passava em uma agência de modelos que promovia um concurso para escolha da nova top model da agência. Sex Appeal teve 20 capítulos.