Silhueta é um substantivo feminino, cujo significado é a vista lateral de alguma pessoa, é a forma geral de alguma coisa ou o contorno de um objeto. A silhueta é, de forma geral, o desenho do perfil de algum objeto ou pessoa, de acordo com o contorno que é projetado pela sombra.
Como um envoltório, a silhueta pode ser observada através de uma representação em duas dimensões sendo que os traços do desenho são geralmente realizados em papel branco com desenho preto e em tamanho menor (ou miniatura) onde se exclui a sua profundidade.
Em fotografia, uma silhueta é obtida quando o fotógrafo desliga o flash da câmera e posiciona o equipamento para expor o fundo do objeto onde há a luz que deixará as imagens a se tornarem silhuetas como subexposto. Assim, um corpo humano pode ter a sua silhueta apresentada em vários tipos como: retângulo, oval, triângulo, triângulo invertido e ampulheta.
No campo da beleza, a silhueta é uma espécie de objeto de desejo de muitas mulheres que desejam ter um corpo belo e perfeito. É comum surgirem frases como a seguinte: “A cantora X postou uma foto de biquíni e ostentou uma silhueta de dar inveja”.
Por outro lado, a palavra silhueta é empregada no inglês como silhouette: “She very mesh to keep the silhouette of dreams (Ela malha muito para ficar com a silhueta dos sonhos)”. Na verdade, a palavra silhouette tem sua origem na França, mais especificamente por volta do século XVIII durante o reinado do monarca Louis XV.
O Ministro da Fazenda do rei era, neste período, Étienne Silhouette teve como ideia para a economia do momento, utilizar a silhueta como modelo de representação uma vez que, era comum tomar o retrato em miniatura.
Há ainda a expressão silhueta cardíaca que se refere à forma ou tamanho do coração, o qual é verificado através de um exame de raios-X. Geralmente, o aumento desse tipo de silhueta representa o sintoma de alguma doença a qual será reconhecida para o devido tratamento.
O termo é ainda o título de uma música “Silhueta” da banda de punk rock/ Hardcore capixaba Mukeka di Rato que fala sobre amassar uma pedra com a cabeça de modo que a silhueta seja amaciada até se expandir no ar.