Simbiose, segundo a ecologia, é a associação de dois seres vivos, ou seja, a interação de duas espécies que vivem juntas, podendo ser formada por duas plantas ou uma planta e um animal.
Essa associação íntima dos organismos ocorre também entre fungos e bactérias.
Alguns biólogos chegam a dizer que qualquer tipo de relação entre eles pode ser considerado como simbiose ou mutualismo, independentemente de qual deles ela prejudique ou beneficie, como no caso de alguns parasitas que se alojam em outros corpos como meio de sobrevivência.
O significado de simbiose também se estende à vida em comum, uma forma de concubinato; uma relação de benefícios, ou seja, a associação de espécies. Existem dois tipos de simbiose a facultativa e a forçada.
- Simbiose facultativa: nesse tipo de simbiose não existe obrigação na inter-relação e ocorre maior chance de sobrevivência do microrganismo.
- Simbiose forçada: nela, para sobreviver, os organismos são praticamente obrigados a manter uma inter-relação simbiótica.
Sinônimos de simbiose
- Mutualismo;
- Oportunismo;
- Cooperação
- Harmonia
- Acordo
- Ligação
- Associação
- Convivência
Exemplos de simbiose
- Simbiose entre o micobionte (fungo) que fornece abrigo e umidade e o ficobionte (alga) produzindo o hidrato de carbono forma o líquen – geralmente encontrado em rochas, troncos de árvores e folhas.
- Simbiose entre orquídeas e micorrizas; considerada por muitos amantes da natureza, como a mais bela das espécies de flores – a orquídea pode viver em mangues, árvores ou rochedos que geralmente possuem grande material orgânico, mas que também são ambientes muito pobres em sais minerais. Suas raízes abrigam fungos que se denominam como micorrizas, estes atacam as matérias orgânicas do substrato e as transformam nos sais minerais necessários para a vida da orquídea, que em troca realiza a fotossíntese que sintetiza as moléculas orgânicas necessárias para a sobrevivência dos mesmos.
- Simbiose de cnidários a principal forma de extração de alimento dessa espécie é através de sua simbiose com microalgas que contribuem para a construção de esqueletos calcários responsáveis pela construção de recifes
- Simbiose das mitocôndrias consideradas organelas celulares que são incumbidas pela respiração das células e produzem energia em forma de ATP que é essencial para a vida das mesmas. Já as células contribuem fornecendo alimento para as mitocôndrias, formando assim uma perfeita relação de simbiose.
- Simbiose entre plantas e beija-flor. Considerado o menor e mais ágil pássaro do mundo, ele procura alimento em aproximadamente 1.500 flores por dia, ao procurar se alimentar com o néctar das flores ele acaba carregando o pólen de flor em flor, contribuindo no seu processo de fecundação.
- Simbiose vegetal que ocorre entre as bactérias fixadoras de nitrogênio e as plantas leguminosas
- Simbiose de animais herbívoros que se alimentam de celulose – que acaba sendo digerida por microrganismos que vivem dentro de seus aparelhos digestórios para esse fim, e recebem também moradia e alimento.
Simbiose Industrial
Simbiose industrial é um processo em que é realizada a troca de materiais e recursos entre as indústrias que funcionam de forma que os resíduos que sobram em determinada empresa, acabam não tendo mais utilidade no local e assim, são doados para outras que necessitam desses determinados materiais. Além de gerar economia, a simbiose industrial contribui para o meio ambiente, evitando o descarte desnecessário de matérias que possam ser reutilizadas.