Sinovite e tenossinovite são nomes dados para tipos diferentes de inflamações. De maneira geral, quase todas as palavras que terminam com o grupo –ite tem a ver com alguma espécie de inflamação.
Sinovite é o nome dado à inflamação que atinge a membrana sinovial de alguma articulação. A irritação do tecido sinovial é o que leva à sinovite, através da produção em excesso de líquido sinovial. Em condições normais, o líquido sinovial é bem importante, pois ele tem o poder de nutrir e também de lubrificar as articulações.
A irritação que leva ao quadro de sinovite é chamada de pioartrite, que é o nome utilizado para denominar a infecção de alguma articulação, com a formação de pus em seu interior.
A sinovite é um quadro que aparece com bastante frequência no joelho, mas ela pode também acometer outras articulações menores, como as da mão, dos pés, dos punhos, dos cotovelos, dos ombros, dos tornozelos ou do quadril.
A tenossinovite é a infecção da bainha tendínea e é mais popularmente conhecida como pelo nome de tendinite. A bainha tendínea é uma camada fina de tecido conjuntivo que recobre o tendão. Sua função é fazer com que o tendão esteja sempre lubrificado.
A principal causa de tendinite é o esforço repetitivo, no entanto, um trauma no local ou algumas doenças também podem acometer a tendinite.
Há diversos tipos de tenossinovite, mas a mais comum dentre elas é a chamada Doença de De Quervain, que é como é chamada a inflamação do músculo abdutor longo e extensor curto do polegar.
Essa tendinite é mais frequentemente causada devido ao esforço repetitivo realizado com as mãos, e é comum em pessoas que trabalham digitando em computadores por um longo período de tempo.
Os sintomas mais comuns são a dor nos lugares de inflamação do tensão, edema e hiperemia, que é o nome dado à vermelhidão da pele. Pode também ocorrer crepitação, que é uma leve vibração que acontece quando o tendão inflamado é movimentado.