Skills é o plural do substantivo skill, presente na língua inglesa.
O significado de Skills é habilidades ou capacidades.
Skills descreve uma habilidade em fazer bem uma atividade ou tarefa, especialmente por ter praticado para tal coisa.
Este termo da língua inglesa serve para explicar a capacidade de concretizar algo de forma eficiente e rápida, tal como um objetivo. Skills é, portanto, uma maneira de descrever a destreza, as aptidões e o jeito de uma determinada pessoa quando esta as aplica em uma certa tarefa.
Por exemplo:
“Paul has great writing skills.” (“Paulo tem habilidades excelentes de escrita.”)
“My skills are demanded in this job.” (“Minhas habilidades são exigidas neste trabalho.”)
Hoje em dia, o mercado de trabalho atual aperfeiçoou seu processo de avaliação e entrevista de emprego dos candidatos. Por isso, é muito normal encontrar dois tipos de “capacidades” que o candidato deve ter:
- Hard skills,
- Soft skills.
Em tradução literal, elas significam as habilidades “pesadas” e “leves”, respectivamente. Ambas são analisadas durante uma entrevista e é muito importante possui-las.
As hard skills classificam as habilidades que são de fácil aprendizado, que são facilmente identificáveis e quantificáveis. Normalmente, elas estão relacionadas com os conhecimentos profissionais, ferramentas e técnicas que sustentam o colaborador a se qualificar e dominar o seu ofício (sua profissão).
São exemplos de hard skills:
- Ser bom em digitação,
- Ser bom na escrita,
- Ser bom em leitura,
- Ter certo (ou muito) conhecimento em algum software, trabalho ou assunto determinado.
As soft skills, por outro lado, fazem referência às capacidades que são difíceis de serem mensuradas e avaliadas, pois são mais subjetivas.
De um modo geral, as soft skills são as habilidades, capacidades e comportamentos que fazem com que um profissional consiga se socializar, comunicar e trabalhar dentro e fora do âmbito profissional. Ou seja, são as habilidades associadas à personalidade daquela pessoa.
São exemplos claros de soft skills:
- Confiabilidade,
- Ter atitude positiva,
- Ter princípios éticos,
- Demonstrar motivação,
- Trabalhar bem sob pressão,
- Saber ser organizado (a),
- Saber focar no trabalho em equipe.
Acredita-se que hoje a grande maioria das organizações vê as soft skills com a mesma importância que as hard skills, porque afinal não basta ser competente no trabalho, mas também apresentar a personalidade certa para aquela empresa.