Spin-off é um termo em inglês.
O que é Spin-off:
O significado de Spin-off é, em sentido literal, derivagem ou derivado de algo. Isso quer dizer que é desenvolver ou aperfeiçoar algo que já foi criado.
O termo aparece em diversas áreas e setores. Na área da tecnologia, como exemplo, spin-off se refere a uma tecnologia resultante de outras já existentes ou mesmo no desenvolvimento de produtos ou serviços mais avançados que modelos anteriores.
Tem-se como exemplo o aparelho smartphone da Apple. Desde o primeiro modelo lançado em 2007, o iPhone sofreu variadas modificações e melhorias conforme os novos modelos eram lançados no mercado.
No setor de comunicações spin-off é muito usado em programas de televisão e rádio, bem como em outras obras narrativas – como os videogames. Nesse caso, spin-off é onde se concentra apenas uma parte da obra que será detalhada.
Na área empresarial, spin-off é o termo utilizado para indicar o nascimento de uma empresa a partir de uma cisão de outras empresas anteriores, com o objetivo de alcançar novos mercados, otimizar as vendas e conquistar clientes.
Em negócios, spin-off designa quando empresas procuram explorar um produto ou serviço a partir de um que já existe.
Spin-off de seriados
Para a mídia, spin-off é um modelo muito utilizado (tanto em televisão como em cinema) onde uma franquia é criada sobre uma já existente – que normalmente teve muito sucesso e êxito no projeto.
Nesse caso, pode-se originar um filme ou uma série inspirada em uma franquia já existente.
Grandes exemplos são as séries “CSI: Miami” e “CSI: NY” – ambas foram criadas a partir da série “CSI: Crime Scene Investigation”.
Outros exemplos são:
- Criminal Minds: Suspect Behavior – criada a partir do seriado de sucesso Criminal Minds,
- Private Practice – criada a partir da série Grey’s Anatomy,
- Cleveland Show – criada a partir da sitcom de animação Family Guy.
- Better Call Saul – criada a partir da série Breaking Bad,
- Fear the Walking Dead – criada a partir da série The Walking Dead.