Stalker é uma palavra da língua inglesa que tem como significado “perseguidor”, possui sete letras, duas vogais e cinco consoantes.
Stalker é uma palavra que tem origem inglesa, que tem como significado “espreitador”. Refere-se às pessoas que incomodam de forma obsessiva e insistente, geralmente celebridades. Sendo denominado em alguns casos como paparazzi.
É um tipo de perseguição que pode levar até a agressões e ataques. Este termo é utilizado desde os anos 80 e teve início com perseguição a celebridades – e é considerado crime, em diversos países.
Hoje em dia, com a superexposição das pessoas nas redes sociais, a ação dos stalkers está aumentando cada vez mais. Cabe ao usuário utilizar as configurações de segurança para diminuir a exposição de sua vida.
Stalkear em português é o “ato de perseguir”. É um verbo que foi criado e disseminado pela internet, geralmente é utilizado para o sentido de espionar ou perseguir as pessoas, ficar de olho em suas atividades e na sua forma de comportamento por meio online, exemplo: Facebook, Instagram, etc.
Estes são considerados staker online!
O ato de stalkiar, também se tornou muito popular após o aparecimento dos realities shows, onde um grupo de indivíduos é vigiado 24 horas por dia e no final ganham um prêmio milionário.
Dependendo do modo de perseguição, o stalking é enquadrado como crime e o stalkeador é punido de acordo com a legislação de cada pais. Este, pode agir de várias formas, uns amedrontam as vítimas, outros ficam somente a espreita e em alguns casos mais graves – seguem as pessoas e as agridem fisicamente.
A partir dos anos 90 o stalker passou a ser crime. A Califórnia foi o primeiro país a aprovar uma medida contra esse tipo de ato. Mais tarde, o Canadá, a Austrália e o Reino Unido também aderiram a essa lei.
O enquadramento do stalker depende muito de seu sentimento em relação a vítima.
No Brasil tornar esse tipo de perseguição como crime, ainda vem sendo estudado, em 2012, os senadores aprovaram uma proposta de tornar crime o stalking e o bullying, que ocorre nas redes sociais.
A pena – se essa lei for autorizada, envolverá punição de quatro a sete anos de detenção, mas para essa proposta ser transformada em lei, ainda precisa ser aprovada pela câmara de deputados e pelo senado federal.
Com a popularização da internet o stalker agora é bem presente no mundo virtual.
Na camada de cyberstalking, o crime é praticado através da informática – com qualquer tipo de pessoa que o agressor tenha interesse de afligir.
Para se proteger é essencial criar senhas difíceis de se descobrir, que contenham letras e números diversificados, evitar datas de nascimento ou nome dos filhos e cônjugues.
Stalker é um seriado americano lançado em 2014, cujo autor é Kevin Williamsom, que conta a história de uma tenente/ policial que é perseguida por um sociopata e acaba sendo obrigada a se redescobrir como profissional. No Brasil, a série já foi transmitida pelo canal Universal na televisão fechada e pela rede Globo na TV aberta.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.