Subversivo é um adjetivo masculino que serve para indicar algo que subverte ou tende a subverter. Subversivo tem outro significado no dicionário que quer dizer o que ou quem pretende alterar ou derrubar a ordem estabelecida. Pode ser utilizado também para quem contraria ideias ou opiniões da maioria de um determinado grupo, comunidade ou sociedade.
Subversivo é, portanto, a variação do substantivo feminino subversão, que significa justamente o ato ou o efeito de subverter. Pode indicar também revolta, insubordinação, perversão ou ainda destruição.
Desta forma, uma pessoa subversiva é aquela que contesta a ordem estabelecida e, mais que isso, luta contra essa realidade, em busca de uma outra, na visão dela, melhor.
Subversivo é um termo muito comum durante a Ditadura Militar, em que o poder militar, com o apoio da elite civil, comandou o Brasil entre 1964 e 1985. Naquele período, qualquer oposição era combatida, censurada e era chamada de subversiva. Por isso, muitos indivíduos que lutavam contra o regime ditatorial e pela volta da democracia eram chamados de subversivos.
Subversivo pode ter como sinônimo os seguintes termos:
- Destruidor;
- Demolidor;
- Insurreto;
- Perturbador;
- Perverso;
- Rebelde;
- Revoltoso;
- Revolucionário.
Os antônimos de subversivo, por sua vez, são os seguintes:
- Decência;
- Moralidade;
- Ordem;
- Probidade;
- Pudor;
- Respeitabilidade;
- Retidão;
- Submissão;
A expressão subversivo em inglês é conhecida como subversive.
O escritor e poeta maranhense Ferreira Gullar (1930-2016) escreveu em 1980 o poema “Subversiva”, que aborda como a poesia pode subverter o status quo e como o autor, com ela, prefere os desvalidos que “ganham” mal e aqueles que tem “sede de justiça”.