Tchau é uma interjeição utilizada para se despedir de uma pessoa e é o mesmo que “Até a vista” ou “Até logo”. A origem do termo é de um dialeto veneziano falado na Itália, onde a escrita e pronúncia é “ciao (Tião)”. O termo provavelmente tem sua origem na frase “Io sono suo schiavo” que, literalmente, é traduzido por “eu sou o seu escravo” e que foi adaptado para “Estou as suas ordens” como forma de disposição servil para a execução de tarefas para outra pessoa.
Geralmente as pessoas dizem tchau acompanhado com um aceno de mão, mas ambos podem ser utilizados de forma separada. Contudo, a pronúncia e grafia da palavra tchau sofre poucas alterações nos mais variados idiomas:
´Cao (em bosníaco), чао ou čao (em búlgaro), čau (esloveno), chau ou chão (espanhol), ciao ou tchao (francês), ciao (romeno), entre outros.
Tchau é também o nome de canções como a do grupo de axé Jammil e Uma Noites “Tchau, I have to go now” composta por Jammil e Chicabana e que foi lançada em 2008, no álbum “Jammil Três” . A banda de rock gospel Catedral também compôs uma música intitulada “Tchau,” que foi escrita por Kim e que foi lançada em 2003, no álbum “CD 15 anos… Ao Vivo – Acima do Nível do Mar”.
De forma semelhante, existe uma canção chamada “Tchau” gravada pela cantora Luciana Mello, que gravou e lançou no álbum “6º solo” em 2011.
Tchau é também empregado em sentido pejorativo como, por exemplo, “Tchau Querida” que foi bastante difundido nas redes sociais durante as investigações do processo da Lava Jato em que houve a divulgação do áudio de uma ligação grampeada pelo juiz Sergio Moro, onde o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva despede-se dessa forma da presidente Dilma Rousseff.
A frase tomou o sentido de uma despedida realizada de forma sarcástica onde o emissor demonstra o descrédito que alimenta pela pessoa a quem diz com certo desprezo. Após este incidente, houve a adaptação de “Tchau Querido” para políticos opositores ao governo da petista, como é o caso do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que sofreu o pedido de afastamento do seu cargo eletivo.