Terceiro Setor são classificados como as entidades e associações sem fins lucrativos. Esse termo é originalmente americano, Third Sector, mas também é utilizado, aqui no Brasil, com o mesmo sentido.
Há também os denominados primeiro e segundo setores, sendo que o governo fica responsável pelas questões sociais referentes ao primeiro setor e o setor privado comanda as iniciativas individuais do segundo setor.
Como o Estado não consegue comportar todas as demandas da sociedade, o setor privado passou a prestar auxílio em várias questões sociais por meio das instituições do terceiro setor.
No terceiro setor, além das ONGs (Organizações não Governamentais), temos também as OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). Elas têm como propósito ajudar a sociedade em termos solidários e sem visar lucros.
Normalmente, as pessoas que fazem parte dessas instituições do terceiro setor prestam serviços voluntários, ou seja, realizam um trabalho social, não recebendo nenhuma remuneração pelo trabalho que realizam.
O terceiro setor, não necessariamente precisa ser mantido somente com recursos privados. Muitas vezes, o governo presta alguns auxílios por meio do repasse de verbas, ou mesmo com outros tipos de incentivos.
Dentre os objetivos do terceiro setor, estão a melhora da condição de vida de pessoas menos abastadas da sociedade, como idosos, crianças, drogados, alcoólatras, dentre outros.
As instituições do terceiro setor também se preocupam com problemas relacionados não só aos direitos humanos e cidadania, mas também com o meio ambiente e preservação dos animais.
Veja abaixo alguns exemplos de organizações relacionadas ao terceiro setor:
O terceiro setor e o serviço social estão intrinsecamente ligados, uma vez que muitos assistentes sociais contribuem com o trabalho das várias organizações do terceiro setor que prestam serviços para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
O terceiro setor, no Brasil, ainda está muito aquém do desejado. Em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, por exemplo, as instituições são muito mais bem preparadas, possuem um número muito maior de voluntários e prestam serviços que, realmente, auxiliam a camada mais necessitada da sociedade.
Infelizmente, no Brasil existem muitas associações que dizem prestar serviços sem fins lucrativos, mas muitas delas estão, na realidade, trabalhando em benefício próprio. Ainda temos um longo caminho a percorrer para chegarmos ao nível de países do primeiro mundo.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.