Texto informativo é uma produção textual com informação relacionado a determinado assunto.
O significado de Texto informativo tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou um conjunto de indivíduos sobre o assunto específico. Dessa forma, entende-se como texto informativo uma série organizada de frases feita por um escritor (que será o emissor) que transmite informações precisas sobre um tema, fato ou circunstância ao leitor (que será o receptor).
Esse tipo de texto conta com uma estrutura direta (usa a linguagem denotativa), ou seja, sem rodeios, sem duplas interpretações e não objetiva entretenimento. A intenção é esclarecer o leitor sobre o assunto abordado. Por exemplo, um texto informativo sobre uma doença apresentará informações sobre causas, sintomas, diagnósticos, tratamento e até mesmo formas de prevenção.
Os textos informativos podem ser divididos em técnicos ou jornalísticos.
Outros exemplos são os textos informativos entregues a população para trazer conhecimento sobre tratamento de água, preservação do meio ambiente ou ainda como proceder em casos de descargas elétricas.
Em âmbito comercial, o texto informativo técnico é visto em tutoriais ou manuais de instruções, por exemplo.
Não recomenda-se o uso de metáforas ou demais figuras de linguagem em textos noticiosos, muito menos frases longas demais ou com informações desorganizadas.
Um texto informativo jornalístico precisa ter uma ordem lógica e dar uma noção geral da notícia logo no primeiro parágrafo (lead – objetiva situar o leitor sobre as informações que ele encontrará na leitura. Normalmente, o lead deve responder as questões: “O quê”, “Quem?”, “Com quem?”, “Quando?”, “Onde?” e “Por que?”).
Jornais, revistas, portais de notícias pela internet e outros locais são fontes de textos informativos jornalísticos – artigos científicos também se enquadram na categoria.
Em termos estruturais, a grande maioria dos textos informativos é constituído de introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é a tese – momento de exposição das informações necessárias para que se informe o tema que será explorado pelo autor; o desenvolvimento é a antítese – parte que possui as informações completas do tema; e a conclusão é a nova tese – o encerramento do texto expondo a ideia central.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.