Um texto publicitário é um tipo de texto que busca, como objetivo principal, chamar a atenção do leitor para aquilo que ele se destina a divulgar, em geral produtos ou serviços.
O objetivo principal de um texto publicitário é persuadir e convencer o leitor, despertando o interesse momentâneo – para que seja lido – e também o interesse mais duradouro, para que o leitor lembre-se daquele texto e contrate o serviço ou compre o produto.
Características do texto publicitário
Como um texto publicitário visa o convencimento do leitor, ele deve ser escrito de maneira clara e concisa, para que não haja perda de interesse devido à dificuldade de interpretação ou ao tempo necessário para a leitura completa.
Mesmo assim, o autor do texto publicitário pode utilizar figuras de linguagem e de estilo para que seu texto seja mais atraente. Basta tomar cuidado para que elas não tornem a leitura muito rebuscada e, portanto, distante do consumidor.
O texto publicitário pode fazer uso da narração, da descrição ou da argumentação, podendo também misturar os três tipos textuais. A narração conta uma história, a descrição ocupa-se em descrever algo ou alguém e a argumentação visa o convencimento do leitor.
Uma das principais características de um texto publicitário é a existência de um efeito surpresa em contraponto a um efeito banalidade. O efeito surpresa costuma usar de irreverência e humor para convencer o leitor, enquanto o efeito banalidade é a simples descrição de algo. O efeito surpresa torna o texto mais imprevisível.
Estrutura do texto publicitário
Um texto publicitário pode ter diversos tamanhos e formatos, mas, em geral, sua estrutura permanece mais ou menos a mesma, contendo título, corpo e conclusão.
O título, ou a headline, é a chamada, o ponto de destaque. Ele deve ser apelativo por si só, para que o leitor seja convencido a ler o restante do texto, portanto, ele deve incitar a curiosidade de alguma forma, podendo ser com humor, com o inesperado, com o que não faz sentido, etc.
O corpo é a parte onde há o desenvolvimento das ideias, as estratégias de convencimento do leitor, enfim, é o núcleo, o essencial em um texto publicitário.
A conclusão, por sua vez, é a parte final, em geral contendo o efeito surpresa ou qualquer outra coisa que reforce o apelo do título, para que o leitor permaneça com aquele anúncio na cabeça por algum tempo. Aqui pode ser feito o uso de um slogan, que é uma frase curta e de efeito.
Dependendo do veículo, pode-se jogar também com a musicalidade, seja num texto publicitário em áudio ou em um texto publicitário escrito que brinque com os sons das palavras e seus efeitos.
O texto publicitário pode ser de duas vertentes: apolínea ou dionisíaca.
Os textos de vertente apolínea são individualizados e utilizados, em geral, com imagens, pois buscam narrar e descrever o que é mostrado, seriam propagandas mais clássicas.
Já a vertente dionisíaca se preocupa em despertar sentimentos no leitor, ou seja, provocar carinho, humor, terror, empatia, contradição, repulsa etc. Essa vertente é bastante utilizada em dramatizações, ou seja, em teatro ou em propagandas televisivas.