Tiro esportivo, também chamado de tiro desportivo é um esporte competitivo praticado em muitos países. Essa modalidade esportiva envolve a utilização de armas de fogo ou ar comprimido.
O tiro esportivo exige que o atirador tenha bastante habilidade e concentração, pois será necessária muita exatidão e agilidade para manejar a arma. Por isso, é preciso muita prática e treinamento para poder se tornar um expert no assunto.
Para que uma pessoa se torne um atirador profissional é necessário que o mesmo procure clubes ou instrutores capacitados e regularizados pela Confederação Brasileira de Tiro Prático para iniciar um curso preparatório. Serão necessários mais ou menos seis meses para que haja a liberação para o manuseio de armas de calibre permitido para a prática desse esporte.
O tiro esportivo é um esporte que exige muita segurança, por isso as regras são bastante rígidas e exige bastante disciplina, justamente por lidar com armas de fogo. Dessa forma, a pessoa interessada em praticar tiro esportivo deverá obter seu registro junto ao Exército Brasileiro, tanto para adquirir as armas quanto para trafegar com as mesmas para os locais de competição e estandes.
O tiro esportivo no Brasil é coordenado pela Confederação Brasileira de Tiro Desportivo, cuja função é organizar e acompanhar as competições em nível Nacional.
Já as normas e regras são criadas pela InternationalShooting SportFederation localizada na Alemanha.
Contexto Histórico
Em 1871 foi fundada nos Estados Unidos a Federação Internacional de Tiro Esportivo e hoje ela possui mais ou menos 154 filiados pelo mundo.
O tiro esportivo está presente nas competições desde as Olímpiadas de Atenas que ocorreu em 1896, tendo ficado fora apenas de duas olimpíadas, em 1904, nos Estados Unidos e 1928 na Holanda.
As mulheres só puderam participar das competições em 1968, mas as competições ainda eram masculinas, somente em 1984 é que efetivamente houve uma competição de três provas voltadas para elas.
Em 1976, MargaretMurdock se tornou a primeira mulher vencedora de uma medalha no tiro esportivo com uma carabina de três pontas.
No Brasil, o primeiro atleta a ganhar uma medalha de ouro foi um tenente do exército brasileiro chamado Guilherme Paraense, isso ainda em 1920, nos jogos que ocorreram na Antuérpia.
Modalidades de Tiro Esportivo
O tiro esportivo pode utilizar diferentes armas e se dividir em algumas modalidades:
Uma modalidade bem conhecida é a Carabina de ar que se subdivide em masculino e feminino, carabina deitado só masculino, carabina em três posições para as categorias feminina e masculina.
Para o feminino podem ser utilizadas as pistolas livre e esporte e para o sexo masculino podem utilizadas a pistola de ar e tiro rápido.
Outra modalidade bastante apreciada é oTiro ao prato. As provas nessa modalidade podem ser Skeet( ambos os sexos) fossa olímpica (ambos os sexos) e double ( só masculino).
A quantidade de pratos nessa categoria também é diferente para o masculino e feminino.
Os campos para prática de tiro esportivo podem ser:
>Campo normal: há várias cabines com 20m largura X 15m de comprimento.
>Skeet: nesse tipo de campo deverá haver uma demarcação de um semicírculo com áreas de 36,82m de largura X 15m de comprimento.
Obs.: A prática de tiro esportivo exige que o competidor utilize alguns equipamentos de proteção como óculos, colete e tampão para proteger os ouvidos.