Torpor é um termo que faz referência ao estado alterado de consciência e pode significar a preguiça, entorpecimento, indolência ou mesmo moleza.
Em outras palavras, o significado de torpor é o mesmo que estado limitado da consciência, onde a sensibilidade e a coordenação motora da pessoa se encontram reduzidas. Essa sensação faz com que ela se sinta desorientada sem saber ao certo o que de fato está se passando ao seu redor.
É um estado mental de ordem natural que pode se manifestar devido a uma doença ou pode ser causada de maneira induzida ou por algum problema de saúde. A duração de um estado de torpor pode chegar a horas, dias e até mesmo meses dependendo da gravidade do caso.
O torpor (substantivo com origem no latim torpore), por vezes é visto como um coma moderado, embora seja descrito como uma letargia não acentuada, que é totalmente diferente de coma. O torpor é tido como uma das fases da obnubilação da consciência.
Torpor, no sentido figurado, é o mesmo que frieza, insensibilidade, ausência de atuar ou agir, inércia moral, apatia e indiferença.
Na medicina, o torpor é uma condição em que a sensibilidade é reduzida, assim como de movimento de alguma parte do corpo.
De acordo profissionais especializados nessa área, é indicado que a pessoa que passe por estado de torpor se deite e descanse até que essa sensação passe. Caso haja perda de consciência, é recomendado que o indivíduo seja colocado na posição de recuperação. Se ainda assim ele não recobrar a consciência, deve-se tentar reanimá-lo e levá-lo ao hospital imediatamente.
Torpor em animais
No contexto da zoologia, existem dois termos; o torpor e a hibernação. Os significados dessas duas palavras são totalmente diferentes.
- Torpor – na zoologia consiste em uma economia de energia que é realizada através de certas ações como a redução da temperatura corporal (hipotermia) e a diminuição do ritmo cardíaco.
- Hibernação – é um estado letárgico que os animais usam para poupar as funções vitais do organismo. Por exemplo, o urso entra em um estado de sonolência (hibernação) e pode permanecer inativo por várias semanas.
Dessa forma, é correto afirmar que o torpor ocorre em algumas espécies de animais que passam por pequenos intervalos diários tendo seu metabolismo reduzido. Esse tipo de torpor tem intensidade e duração moderadas.
Já a hibernação consiste em um mecanismo de sobrevivência utilizado por diversos animais nos períodos em que as condições ambientais se encontram bem adversas ou quando a quantidade de alimentos disponíveis é escassa.
Alguns exemplos de animais que entram em torpor são:
- Dipnoicos.
- Morcego.
- Beija-flor.
- Tâmia.
- Marmota.
Ambos os estados, torpor e hibernação, são essenciais para a sobrevivência das mais variadas espécies de animais quando estes se encontram em ambientes desfavoráveis.
Torporoso
A palavra torporoso significa inabilidade para responder a determinados estímulos ou movimentos normais, ou seja, torporoso é a ausência de resposta a estímulos comuns.
Torpor sinônimo
Os sinônimos de torpor são:
- Insensibilidade.
- Moleza.
- Letargia.
- Frieza.
- Preguiça.
- Indiferença.
- Entorpecimento.
- Dormência.
- Falta de ação.