Trade Marketing

O Trade Marketing é uma expressão inglesa onde trade significa “troca” e, deste modo, é compreendido como uma troca comercial. Em outras palavras, é um tipo de atividade realizada pelas empresas que possuem, como foco, o canal de distribuição.

Este modelo de marketing é também conhecido como B2B (business to business) ou, de empresa para empresa. De certa forma, este modelo de marketing está focado nos diversos valores que um produto ou sua campanha possuem e não se preocupar somente em oferecer um valor de venda ao mercado.

No trade marketing é importante criar estratégias ou business plan (plano de negócios) para que possa fazer com que o produto corresponda às expectativas dos clientes e/ou parceiros. Assim sendo, a base desse modelo é analisar os hábitos e as preferências do consumidor de modo que, tanto a indústria, quanto o varejo decidam como serão desenvolvidos os produtos e, consequentemente, a forma ou canais que os mesmo deverão ser oferecidos aliados aos meios de distribuição que são mais eficientes e adequados para o atendimento ao público-alvo.

Para o desenvolvimento do trabalho de trade é importante investir e trabalhar com tecnologia para que as informações e monitoramentos sobre o consumidor sejam repassados aos profissionais de modo mais rápido e detalhado como, por exemplo, os estudos feitos pelos institutos de pesquisa, os bancos e as leituras de dados de vendas.

Como a posição estratégica para uma empresa, o trade marketing consegue alcançar pontos e objetivos de melhor forma do que outros modelos, a saber: Consegue agregar valor à marca do produto, Fortalece parcerias e fomenta uma relação a longo prazo, aumenta a relação de confiança entre os meios de distribuição, indústria e canal de vendas, além de aumentar a rentabilidade.

Além do Trade Marketing existe o Shopper Marketing que, para muitos estudiosos, é uma evolução e faz parte da necessidade real de grandes marcas que investem na área e nos profissionais qualificados.

Ambos os modelos tem como objetivo comum integrar as ferramentas de marketing nos pontos de venda para que conquistem o cliente. Este só pode ser fidelizado a partir do momento que se compreende quais são os meios que influenciam a sua compra ou não, de produtos e serviços.

Além da especialidade estudada nos cursos de graduação de marketing, o profissional interessado em atuar no mercado de trade pode fazer cursos profissionalizantes que são oferecidos como modalidade técnica em instituições federais ou particulares.

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