Trade-off é um substantivo da língua inglesa que surgiu nos fins do século XX.
O significado de Trade-off é, também com grafia tradeoff, como sentido genérico, a definição de uma situação em que existe o conflito de escolha, isto é, é o ato de optar por uma coisa e abdicar de outra.
Trade-off, nesse caso, só se poder ter uma de duas coisas – uma situação conflitante, também por vezes interpretado como “perde-e-ganha” – que se caracteriza por uma associação de compromisso, afinal a escolha de algo perante outra faz com que se implique que não haverá como usufruir as vantagens das vantagens da coisa que não foi escolhida.
Entende-se, portanto, que, ao acontecer um trade-off, é fundamental que se conheça todos os pontos positivos e negativos das duas oportunidades para que seja feita a escolha adequada.
Um trade-off pode surgir em diversas situações da vida, em especial quando é necessário sacrificar algo para que se obtenha algo maior – é o que se chama de dilema.
Em um jogo de xadrez, por exemplo, um trade-off pode ocorrer quando há o sacrifício dos peões logo no início do jogo para que um nível avançado já se crie e uma melhor qualidade proporcione mobilidade para as peças.
Outro exemplo está relacionado com a compra de um automóvel: embora um carro mais pesado possa oferecer maior segurança e estabilidade, ele terá desvantagens quando outros quesitos forem analisados, tais como velocidade e consumo de combustível. É um trade-off.
Na área das Ciências Econômicas, trade-off classifica uma ação econômica que procura resolver um problema, porém acarreta outro, o que o obriga a uma escolha.
Por exemplo: escolher entre a eficiência e a qualidade; escolher em desvalorizar ou não o câmbio; escolher em abrir mão de algum bem/serviço para obter outro.
É, na verdade, um custo de oportunidade, pois o trade-off na Economia faz com que se deixe de usufruir algo pela escolha de outra.
Um dos trade-offs mais conhecidos na área da Economia é a Curva de Phillips. Esta implica na decisão política e sua relação com a taxa de desemprego e a taxa de inflação: a escolha do governo em minimizar a taxa de desemprego acarretará no aumento da taxa de inflação.
O trade-off está diretamente ligado com os objetivos da Logística, sendo conceituado como os custos de uma determinada empresa visando a melhoria de algum aspecto e que trará compensações e benefícios futuros para esta organização.
Ou seja, no médio e longo prazo, o trade-off possibilita o crescimento da empresa e auxilia no aumento da lucratividade, pois investe em melhorias, seja ela em equipamentos, formação de trabalhadores, seja no aperfeiçoamento nos transportes ou nas estruturas, entre outros.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.