Tributo é um substantivo masculino e flexão do verbo tributar (1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem do Latim tributum, que significa “taxa, tributo”, literalmente “contribuição, pagamento”.
O significado de Tributo é o mesmo que taxa, imposto ou até contribuição. É claro que, dependendo do contexto em que o termo se apresenta, ele ainda pode ser conceituado como uma homenagem ou um culto para alguém.
De toda forma, tributo seria o valor que se deve ao Estado, ao poder público. O tributo acaba sendo uma obrigação para os cidadãos – é aquele que valor que o Estado impõe sobre os produtos, bens ou serviços.
Antigamente, o termo tributo era usado também para definir o montante liquidado por um estado a outro – isso sinalizava a dependência deste estado para o outro.
Durante a Roma Antiga, o tributo era também um imposto, sendo que este era pago aos vencedores pelos vencidos. Em outras situações, seria um tipo de prestação para despesas que eram relacionadas a guerras.
Ainda no CTN, mais especificamente no artigo 4º, determina-se que a natureza jurídica específica do tributo é realizada por meio do fato gerador da respectiva obrigação. No artigo 5º, há a divisão dos tributos em:
O tributo é também a ação de homenagear, de consagrar, é uma maneira de reconhecer o trabalho ou ações de uma determinada pessoa. São exemplos claros as homenagens feitas a grupos musicais, cantores, atores e celebridades, em especial para as pessoas que já faleceram, sendo possível celebrar e homenagear os acontecimentos na vida desta pessoa – uma forma de mostrar que ela sempre será lembrada.
No sentido figurado, o termo tributo quer dizer o que se é obrigado a fazer, sofrer ou conceder.
Antes, é preciso destacar que tributo e imposto são duas palavras diferentes.
Embora muita gente acredite que são sinônimos, é possível lembrar que todos os impostos são tributos, mas nem todos os tributos são impostos, afinal os tributos também são formados por taxas e contribuições especiais e de melhorias. Os impostos são, portanto, um dos tipos de tributo.
De modo geral, os tributos brasileiros se dividem em: federais, estaduais e municipais.
Os tributos federais estão listados a seguir:
Os tributos estaduais estão listados abaixo:
Já os tributos municipais são:
Vale ainda lembrar que os tributos podem ser diretos ou indiretos. Os diretos são aqueles que são tributados diretamente da população, enquanto que os indiretos estão sobre as mercadorias e serviços adquiridos ou utilizados pelo cidadão.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.