Trilogia é um termo proveniente do grego antigo, formado pelo prefixo “tri”, relacionado a três, e de “logos”, cujo significado é “palavra”.
No grego antigo a trilogia era um grupo de três tragédias, constituídas de poemas dramáticos, sempre apresentadas durante os jogos solenes que deram origem às Olimpíadas. A trilogia, nessa época, deveria ser apresentada em conjunto, uma após a outra, para que o público tomasse conhecimento do conjunto da obra e da mensagem que o poeta dramático grego queria transmitir.
Entre tantas tragédias produzidas como trilogia, o mundo moderno só conheceu a trilogia de Ésquilo, conhecida como “A Oresteia”, que é formada pelos poemas trágicos “Agamémonon”, “As Coéforas” e “As Eumênides”.
O significado original de trilogia permaneceu no mundo literário, sendo aplicado a qualquer obra literária, musical ou científica que esteja dividida em três partes. A palavra trilogia também passou a ser bastante utilizada no cinema, promovendo obras que se tornaram grandes sucessos de bilheteria.
As obras literárias escritas no formato de trilogia mais conhecidas são a “Trilogia Espacial”, de C.S. Lewis; “Trilogia da Esperança”, de Barbara Delinsky; “Trilogia da Herança”, de Nora Roberts; “O Tempo e o Vento”, do brasileiro Érico Veríssimo; “Os Caminhos da Liberdade”, de Jean Paul Sartre; e “As Crônicas de Artur”, de Bernard Cornwell, entre outras.
Alguns livros escritos no formato de trilogia se tornaram filmes, como é o caso de “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien; “The Kane Chronicles”, de Rick Riordan; “Fundação”, de Isaac Asimov e “Saga Crepúsculo”, de Stephenie Meyer.
Algumas trilogias não apresentam a mesma história, sendo ligadas pelo mesmo tema, com enredos totalmente diferentes, como acontece com os romances indianistas de José de Alencar, formado por “Iracema”, “O Guarani” e “Ubirajara”.
Além desses exemplos de trilogia, podemos também considerar que façam parte do grupo um conjunto de três coisas que se ligam para formar uma trindade, ou um trio.
Veja, a seguir, algumas das trilogias que fizeram sucesso no cinema:
Algumas franquias têm mais de uma trilogia, como é o caso de Star Wars, cuja primeira foi lançada em 1977, com o filme Star Wars Episódio lV: Uma Nova Esperança, com as continuações Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) e Star Wars Episódio Vl: O Retorno de Jedi (1983).
Na segunda trilogia, lançada em 1999, a história começou a ser contada desde o início, com Star Wars Episódio l: A Ameaça Fantasma, tendo as continuações Star Wars Episódio ll: Ataque dos Clones (2002) e Star Wars Episódio lll: A Vingaça dos Sith (2005).
Em 2015, a terceira trilogia veio aos cinemas com o filme Star Wars Episódio Vll: O Despertar da Força. Mais dois filmes estão previstos para serem lançados e concluírem a saga (Episódio Vlll para 2017 e Episódio lX para 2019).
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.