As tulipas são flores ornamentais, pertencentes ao gênero das plantas liliáceas, da família Lilaceae, formadas por apenas uma flor em cada haste, tendo folhas alongadas e exibindo seis pétalas, ou em forma de pétalas dobradas, atingindo entre 30 a 60 cm de altura.
As flores conhecidas como tulipas são angiosperma, tendo sua origem na Turquia e se desenvolvendo melhor em climas amenos, já que não são tão adaptadas ao calor e ao vento em excesso.
Da Turquia, as tulipas foram levadas para a Holanda, onde se adaptaram e se desenvolveram a ponto de serem consideradas o símbolo desse país. Hoje temos tulipas de diversas cores e cada uma delas tem um significado e uma simbologia diferente.
O nome tulipa vem da palavra turco-otomana “tulbend”, com o significado de turbante, o adereço usado pelos árabes, devido à sua forma, muito parecida com um turbante.
As tulipas se desenvolvem a partir de um bulbo, que gera uma única floração o ano inteiro, sempre no início da primavera. Seu manejo deve ser feito com muito cuidado, já que o bulbo solta uma substância que pode resultar em conjuntivite, crise de asma e rinite.
Quem levou as tulipas para a Holanda foi o botânico Conrad Von Gesner, no século XVI. A sua adaptação foi excepcional, tornando a tulipa uma das maiores fontes de renda do país. Hoje, as tulipas são cultivadas em grandes jardins, passando a maior parte do ano se preparando para se abrirem na primavera.
Na Holanda, um bom exemplo do cultivo das tulipas é o parque Keukenhof, o chamado Parque das Tulipas, que chega a ter 7 milhões de flores, formando enormes tapetes coloridos, chegando se transformar em atração turística, com a visita de mais de 800 mil pessoas anualmente.
O Brasil também é um grande cultivador de tulipas, principalmente na cidade de Holambra, no interior do Estado de São Paulo, que foi fundada por imigrantes holandeses e que possui o clima ideal para o cultivo dos bulbos. Os bulbos plantados em Holambra são importados da Holanda e suas flores tanto abastecem o mercado interno quando a exportação, sendo os Estados Unidos um dos principais compradores.
As tulipas vermelhas são flores associadas ao Amor, trazendo em sua perfeição os reflexos da paixão eterna, verdadeira e irresistível. Na Europa, dar a uma pessoa uma tulipa vermelha ou um buquê de belas tulipas vermelhas, mostra o desejo que a pessoa sente e a forma como ama. Uma tulipa vermelha remente ao amor duradouro, cheio de desejo e paixão, mas também carregado de carinho.
Entre os casais, a tulipa vermelha está associada à comemoração do 11° aniversario de um relacionamento ou de um casamento, com a realização das bodas de aço, quando o casal se prepara para a segunda década desse relacionamento.
O Feng Shui é uma prática oriental de arrumação para atrair boas energias para o ambiente. O significado das tulipas vermelhas nessa prática está ligado ao poder. Manter uma tulipa vermelha no ambiente traz para ele o poder que leva à fama e à riqueza, embora também estejam as tulipas vermelhas relacionadas ao amor.
As tulipas vermelhas tornaram-se símbolo do amor a partir de uma lenda da própria Turquia. Segundo essa lenda, havia um príncipe chamado Farhad que, ao ver uma jovem, Shrin, caiu de amores por ela, ficando obcecado pela paixão.
Numa de suas versões, a lenda conta que, antes de poder declarar o seu amor por Shirin, a jovem morreu. Em outra versão, Shrin rejeitou o amor do príncipe. O final das duas versões é o mesmo: caindo em profunda tristeza, o príncipe Farhad cometeu suicídio, jogando-se de um alto penhasco. No local onde se espalhou o seu sangue nasceram as primeiras tulipas vermelhas, o que as tornaram o símbolo do amor eterno e grandioso.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.