Tupperware é uma empresa norte-americana de nome Tupperware Brands Corporation, que está sediada em Orlando e é especializada na produção de produtos de plásticos, principalmente recipientes para o armazenamento, preparação e conservação dos alimentos.
A marca está presente no Brasil desde a década de 1970 com fábrica no Rio de Janeiro, mas a sua primeira unidade criada por Earl Tupper em 1946 foi estabelecida em Grafton, no Massachusetts. Hoje a empresa está presente em mais de 100 países.
O sucesso começou quando Tupper resolveu substituir os plásticos baratos pelos polímeros caros. Dessa experiência surgiram potes plásticos mais resistentes, flexíveis e não quebráveis que pudessem ser utilizados na cozinha. Com este novo padrão de qualidade, o vice-presidente da companhia, Brownie Wise resolveu aproveitar o sucesso do método de vendas de “Demonstração Familiar” para apresentar, na década de 1950, o novo conceito de plásticos.
Através de reuniões domiciliares, era feita a demonstração da durabilidade e qualidade das tupperwares. Com o método de venda direta, a empresa passou a ser conhecida na Europa e na África do Sul, conquistando rapidamente o mercado.
A linha de produtos Tupperware é bastante diversificada, pois oferece diversos itens como, por exemplo: espátula de silicone, jarras, formas, xícaras, afiador de facas, amassador, batedor, caixas, canecas, cesto, colher infantil, concha, copo, descascador, escumadeira, garrafa térmica e muito mais.
Além dos produtos plásticos para a cozinha, a Tupperware inovou e criou a sua própria marca de cosméticos: a Nutrimetics. Esta faz parte da Tupperware Brands Corporation e que já registra bom faturamento em suas vendas. Chegou ao Brasil em 2015 e as clientes podem adquirir os produtos através de vendedores diretos que já trabalham com os potes ou então acessar o catálogo virtual para realizar as suas encomendas.
O seu laboratório (Nutrimetics Beauty Lab Innovation) está situado na Nova Zelândia e oferece diversos produtos para maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais. No site da empresa é possível acessar o catálogo virtual para conhecer os produtos, como também obter as informações para poder revende-los.
A Tupperware hoje divide-se em 3 projetos e/ou missões: a própria Tupperware que cria produtos de plástico de alta qualidade, a Nutrimetics que é a linha de cosméticos e perfumaria e o Chain of Confidence (ou Cadeia de Confiança), que nada mais é do que o projeto de empoderamento feminino, que possibilita a independência financeira para que possam alcançar os seus objetivos. São mais de 3 milhões de mulheres que participam dessa Cadeia.
No Brasil, muitas pessoas possuem dificuldade para pronunciar e escrever o nome da empresa. Ainda que tenha se tornado uma marca registrada e até considerada um substantivo como é o caso de empresas e respectivas marcas famosas – como é o caso de Xerox, Gilete e Durex – Tupperware nada mais é do que a junção do sobrenome de seu fundador Tupper com ware que é o coletivo de artefatos de uma mesma categoria.
Desta forma, já se viu e ouviu algumas grafias e pronúncias como teipuer. Ainda que a pronúncia correta no inglês seja taper-uér é comum encontrar a grafia aportuguesa “tapoé”. Contudo, não existe ainda um consenso sobre a forma correta de se usar o termo estrangeiro na gramática portuguesa, embora “tapoé” se apresente, até o momento, como a melhor possibilidade.