UF são as iniciais para Unidade Federativa, que é uma entidade autônoma que possui seu próprio governo e constituição.
O Brasil possui 27 estados que são as unidades federativas, que possuem sua própria legislação, arrecadação e governo, e que unidas formam a República Federativa do Brasil.
A sigla UF geralmente aparece como campo a ser preenchido em formulários, logo após o campo da cidade, onde o indivíduo insere a sigla referente ao seu estado. A UF também aparece nas cédulas de identidade com o brasão da Unidade Federativa no qual ela foi emitida, seguindo o padrão de identificação civil do Brasil.
Em cada unidade federativa há um Poder Executivo e um Poder Judiciário. O primeiro tem o poder exercido por um governador que é eleito a cada quatro anos e o segundo é exercido por tribunais do estado.
Existem ainda as Assembleias Legislativas, que são responsáveis por fiscalizar o Poder Executivo, o que é feito pelos deputados do estado. Entre a fiscalização está a averiguação de quanto é gasto das verbas públicas por meio do chamado Tribunal de Contas.
O Distrito Federal se difere de todas as unidades federativas do país, ao passo que não é um estado e não possui municípios, mas tem sua própria arrecadação de impostos dentro de suas regiões administrativas, assim como ocorre nos estados.
Essa divisão de estados existe desde a Constituição de 1988, com apenas uma mudança que ocorreu em 1989, quando o município de Palmas foi criado para ser a capital do estado de Tocantins.
Lista das Unidades Federativas do Brasil
- Acre (AC)
- Alagoas (AL)
- Amazonas (AM)
- Amapá (AP)
- Bahia (BA)
- Ceará (CE)
- Distrito Federal (DF)
- Espírito Santo (ES)
- Goiás (GO)
- Maranhão (MA)
- Mato Grosso (MT)
- Mato Grosso do Sul (MS)
- Minas Gerais (MG)
- Pará (PA)
- Paraíba (PB)
- Paraná (PR)
- Pernambuco (PE)
- Piauí (PI)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Rio Grande do Norte (RN)
- Rio Grande do Sul (RS)
- Rondônia (RO)
- Roraima (RR)
- Santa Catarina (SC)
- São Paulo (SP)
- Sergipe (SE)
- Tocantins (TO)