Unidade é uma palavra proveniente do latim ”unitas” e significa qualidade do que é único ou que é indivisível. É algo único, que não pode ser repartido ou alterado.
Quando esse termo é utilizado na área da Matemática, a unidade é representada pelo numeral 1. É a partir dessa unidade que se constroem todos os outros números naturais, ou seja, a unidade é a base para que os demais números sejam formados.
Observe o exemplo logo abaixo:
1 – uma unidade
2 – duas unidades (1 + 1 = 2)
3 – três unidades (1+1+1=3) e, assim, sucessivamente, os números vão sendo formados.
Esse termo também é utilizado em outras áreas como, por exemplo, na área militar, na informática, na ciência, no urbanismo, entre muitos outros.
No campo militar, é usado para designar um setor, ou seja, uma unidade militar. No campo da informática, o termo unidade é utilizado para fazer referência à unidade de processamento, partes internas de uma máquina, onde ficam o armazenamento, o processamento e o controle de um computador. Há também a unidade do disco rígido, utilizado para fazer o comando e a rotação desse disco.
Existe também a unidade de medida, que é uma parte distinta de determinada grandeza física, que serve de parâmetro para eventuais comparações e de norma para outras medidas, podendo variar de país para país. Um bom exemplo é a unidade de medida brasileira, que pode ser expressa em grandezas que variam de acordo com as formas.
Observe suas aplicações:
- Quando faz referência a comprimento, a unidade será o metro;
- Quando é usada para a massa de um corpo, a unidade será o quilograma;
- Quando relacionada ao tempo, a unidade será os segundos;
- A corrente elétrica usará o ampère;
- A temperatura utilizará o kelvin;
- A relação da quantidade de massa na química utilizará o mol;
A unidade de medida pode ser utilizada para nomear vários elementos, sendo sua aplicação bastante ampla e complexa. Embora muitos países adotem o Sistema Internacional de Unidades, os Estados Unidos têm o seu próprio sistema de unidades.