Uníssono significa um som, o mesmo som, um som igual. Tecnicamente falando, dois sons são uníssonos quando são emitidos numa mesma frequência ou mesma altura, ou seja, quando dois instrumentos distintos tocam a mesma nota, quando dois instrumentos tocam o ré, por exemplo, eles estão em uníssono.
A palavra uníssono, por extensão, pode ser aplicada ainda em outras ocasiões. Quando algumas coisas aparentemente sem conexão acontecem ao mesmo tempo podemos dizer que elas estão em uníssono. Entretanto, a palavra é mais usada em um sentido figurado para se referir a um grupo de pessoas que age, fala ou pensa da mesma maneira, por exemplo, muitas pessoas concordam em tudo no que se refere à política, ou seja, em política essas pessoas estão em uníssono, neste sentido a palavra é sinônimo de unanimidade.
A palavra pode então ser usada em vários sentidos e alguns desses sentidos ou sinônimos podem ser: concorde, próximo, comparável, semelhante, imitante, tal, parente, conforme, parecido, símile, análogo, homogéneo, irmão, idêntico, parelho, consoante, similar, congénere, unânime, próprio mesmo, imitação, par, afinado, entre outros.
Uníssono no Âmbito da Teoria Musical
Tudo o que emite o mesmo som ou um som muito similar a outra fonte de emissão está em uníssono. Dois instrumentos têm timbres diferentes, mas se tocarem a mesma nota, mesmo que em oitavas diferentes, ainda assim estão em Uníssono. Uníssono pode ser sinônimo de som único, de uniforme, de unissonante, de uma só voz.
Na apresentação de uma música, em muitos momentos é importante que os instrumentos que a executam façam variações sonoras e que as distintas notas produzidas pelos instrumentos se casem, combinem entre si de modo a produzir a harmonia, o ritmo e a melodia que compõe a música. Contudo, em alguns momentos a obra executada requer que dois ou mais instrumentos estejam em uníssono, ou seja, que executem exatamente a mesma nota.
Nos vocais, às vezes acontece de dois ou mais cantores soltarem suas vozes em uníssono, contudo, a beleza de um grupo vocal está justamente na capacidade de seus membros de cantarem notas distintas e que se combinam ao mesmo tempo.