Urgência e emergência são duas palavras parecidas com significados que se assemelham e que por isso algumas vezes são confundidas. Contudo, apesar das semelhanças, as palavras urgência e emergência referem-se a situações especificas e um tanto quanto distintas.
A palavra urgência vem do verbo urgir, que se refere àquilo que é premente, inadiável, inevitável, necessário. Já a palavra emergência deriva de emergir, que se refere a vir a torna, tornar-se visível, aparecer, surgir.
Assim, podemos concluir que urgência refere-se a uma situação em que determinadas ações devem ser tomadas imprescindivelmente. Aquele tipo de situação onde uma ou mais medidas precisam ser tomadas e isso tem que ser feito rapidamente. Por conseguinte, emergência é uma situação que surge e requer atenção, cuidado, requer que algo seja feito, requer alguma providência, mas não necessariamente de forma imediata.
Podemos dizer ainda que numa emergência se requer atenção, cuidado, enquanto que numa urgência se requer ação, providência.
Urgência
Urgência é então a qualidade daquilo que é urgente. No âmbito da medicina, urgência é a ocorrência grave, aquela que precisa receber procedimentos médicos rápidos afim de se reverter a situação.
Podemos então dizer que urgência é o que não pode esperar, que precisa imediatamente de uma resposta, o que requer pressa, aquilo que é prioritário, o que é premente.
Emergência
Emergência, por sua vez, refere-se àquilo que emerge, alguma coisa que aparece ou surge, onde temos, por exemplo, os países emergentes, aqueles que se encontram em um estado de emergência econômica.
Entretanto, em geral, quando vemos ou ouvimos a palavra emergência, estamos nos deparando com uma ocasião em que surge um situação fora no normal, crítica, uma ocorrência que envolve algum perigo. Neste sentido, a emergência refere-se a algum imprevisto ou incidente que requer alguma ação para que seja resolvido ou contornado.