Urias foi um soldado que fez parte do exército comandado pelo Rei Davi.
O significado de Urias é “O Senhor é minha Luz”.
Urias foi um soldado do Rei Davi. Ele fazia parte de uma pequena elite de 37 grandes guerreiros de Davi. Urias é o último dos 37 guerreiros que foram citados no capítulo 23 do livro de II Samuel; este grupo de elite era comandado por Joabe. Seu nome em hebraico é a junção de “Ur”, que significa Luz, e “Yah”, que significa “Javé”, que é “Senhor”.
Forma-se assim o significado do nome de Urias como “O Senhor é a minha Luz”. De acordo com o relato bíblico, Urias era da etnia hitita, povo este que viveu na região de Canaã antes da chegada dos hebreus que haviam fugido do Egito. Apesar da ordem de Deus para que todos os habitantes daquela região fossem exterminados, alguns, no entanto, foram poupados por declararem lealdade ao povo hebreu.
A narrativa que envolve Urias é a do episódio onde o Rei Davi e Betsabá, esposa de Urias, cometeram adultério. Davi a vê banhando-se e ordena que ela vá até suas dependências. O adultério é um grave pecado, e atenta diretamente contra o sétimo mandamento “Não adulterarás”.
Betsabá ficou grávida, e o rei Davi mandou chamar dos campos de batalha o soldado Urias. Davi e Urias se encontram e o rei recomendou a que Urias passe uma noite com sua esposa, tentando assim encobrir seu pecado criando uma justificativa para a gravidez de Betsabá. Urias se negou, dizendo que é injusto para com seus companheiros que estão no campo de batalha. O rei Davi insistiu, mas Urias se negou a fazê-lo.
Davi então enviou uma ordem ao comandante Joabe para que colocasse Urias nas linhas de frente e que o deixassem com pouca proteção, para que fosse morto. Este foi o último recurso do rei Davi para acobertar seu pecado de adultério, tornando-o um assassino. Urias foi morto em batalha e mais tarde na narrativa bíblica o rei Davi foi repreendido severamente pelo profeta Natã, que revela que seu filho com Betsabá iria morrer.