Urologista é o nome dado ao médico especialista em urologia – onde ouron significa urina e logos significa estudo: ou seja, o estudo da urina.
O urologista trata os órgãos do trato urinário masculino e feminino, bem como do aparelho reprodutor dos homens.
O urologista precisa dedicar-se por 6 anos – que é o período de formação em medicina –, mais 2 anos de residência médica em cirurgia geral e mais 2 anos de residência em urologia. Por isso, ele deve estar apto em estudar, tratar e orientar pacientes com problemas relacionadas a área.
O médico urologista, além do atendimento e realização de diagnóstico, pode ser necessário em acompanhamento ou realização de cirurgias.
Ele também tem a importante tarefa de fazer o exame preventivo da próstata – que precisa ser feito periodicamente pelos homens, mesmo com a vergonha e preconceito que atrapalha a iniciativa de realizar o exame de toque.
O exame de toque acontece através da inserção de dedos no interior do ânus para analisar o tamanho (ou se há qualquer diferença) da próstata e dos órgãos próximas.
O urologista pode tratar doenças como a cistite, cálculo renal, disfunção erétil, câncer de pênis e de testículo, assim como a infertilidade masculina.
Por isso, o médico especialista em urologia trata os seguintes órgãos: ureteres, uretra, bexiga urinária, rins e órgãos do sistema reprodutor masculino (que incluem testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).
Vale lembrar que o urologista não cuida somente da saúde de homens e adultos, e por isso, pode alcançar sua especialidade para mulheres e crianças.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.