Utópico é um adjetivo masculino com origem grega no termo outopos (criado ainda no século XVI), que significa “lugar que não existe” ou “não-lugar”.
O significado de Utópico é relativo à utopia.
Utópico designa quando uma determinada ideia ou pensamento é idealista, algo fantasioso, quase impossível de ser realizado. Utópico também pode remeter a uma ideia de civilização ideal (seja somente uma cidade como o mundo em geral).
Por isso, algo utópico é quando se está diante de uma ideia ou pensamento que pareça exageradamente fantástico, que pode ser difícil de ser concretizado e que remete a algo distante (e praticamente impossível mesmo em um tempo futuro).
Uma pessoa utópica é sonhadora, idealista, otimista e esperançosa, que não tem os pés no chão, que pode acreditar em tudo (mesmo que seja difícil) e que acredita que um dia será realizado. Uma pessoa utópica ainda tem esperanças em um futuro melhor e continuamente sonha com isso.
O termo utopia foi inventado por Thomas More – escritor renascentista – que em 1516 escreveu sua obra chamada “Utopia”. Neste livro, More descreve uma sociedade ideal, com harmonia entre a sociedade, com aspectos favoráveis a coletividade, onde não existe propriedade privada e sim igualdade.
Diz-se que Thomas More escreveu a obra inspirando-se nos relatos de Américo Vespúcio sobre a ilha de Fernando de Noronha. More, dessa forma, se inspirou nos esquemas e costumes sociais que abraçavam a pureza e a perfeição.
O livro Utopia de More inspirou outros autores que também desenvolveram suas utopias.
Socialismo utópico é o tipo de socialismo defendido por variados autores que apontavam os princípios para uma sociedade ideal, mas não apontavam os meios para alcançar essa ideia. Os socialistas utópicos defendiam que a implantação de um sistema socialista seria lenta, mas gradual – com visão no pacifismo e na boa vontade da burguesia.
O socialismo utópico foi uma vertente inspirada pelo próprio Thomas More.
O nome socialismo utópico provém desses autores (tais como Saint-Simon, Louis Blanc, Robert Owen e Charles Fourier) – já que possuíam ideias ingênuas quando comparadas com a concepção de socialismo de Karl Marx.
Karl Marx acabou criando o termo socialismo científico – que ficou muito conhecida, provando-se ser fundamentado, analítico, crítico e histórico.
O termo utópico apresenta diversos sinônimos:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.