UVA e UVB são os nomes pelos quais são conhecidos dois tipos de radiação ultravioleta. A radiação ultravioleta, representada pela sigla UV, são raios que o Sol emite que o olho humano não é capaz de ver, mas que a pele humana é capaz de sentir seus efeitos.
Dentre os principais males que os raios UVA e UVB podem causar aos seres humanos está o câncer de pele, que tem boas chances de ocorrer em pessoas que costumam ficar muito tempo expostas a essas radiações.
Os raios UVA e UVB incidem sobre o planeta durante todo o ano, contudo, nas estações mais quentes, sua incidência é maior e é quando uma exposição prolongada a eles aumenta o risco para a saúde.
Especialistas recomendam alguns cuidados básicos para evitar os riscos da radiação UVA e UVB: é recomendada a utilização de protetor solar sempre que uma exposição mais prolongada ao sol for ocorrer, recomenda-se a utilização de protetor com FPS ou fator de proteção elevado, 30 FPS ou mais, e isso especialmente para crianças e pessoas com a pele clara; outra dica importante é evitar se expor ao sol depois das 10 horas da manhã e antes das 16 horas da tarde.
Contudo, o mais recomendável é que antes de qualquer atitude em relação aos raios UVA e UVB seja consultado um dermatologista.
Existe ainda a radiação UVC, mas essa não consegue atravessar a atmosfera e não causa danos aos seres humanos. Se não fosse por essa proteção natural a humanidade teria problemas, pois trata-se de uma radiação mais perigosa do que a UVA e a UVB.
Em todos dias do ano a radiação UVA incide sobre nós, independentemente se é inverno ou verão os raios UVA estão atuando sobre a nossa pele. Contudo, diferentemente dos raios UVB sua intensidade é maior antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde.
Os raios UVA se caracterizam por penetrarem na pele mais profundamente sendo por isso os responsáveis pelo envelhecimento das células que foram a epiderme. Além disso os raios UVA também podem ser os responsáveis por alguns tipos de alergias e contribuem em muitos casos com o desenvolvimento do câncer de pele.
Entretanto, os raios UVA são justamente os responsáveis por garantir aquele bronzeado tão apreciado no verão, e são esses raios os que são utilizados nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses que ultrapassam aquelas que vem da luz solar.
Para garantir a proteção contra os raios UVA, existe o fator de proteção UVA, também chamado FPUVA. Assim, por exemplo, se uma pessoa leva 5 minutos para começar a sentir os efeitos desses raios na pele, começando a queimar, com um FPUVA 30 levará 30 vezes mais tempo.
Uma boa parte da radiação UVB é absorvida antes de chegar à superfície da Terra por sua atmosfera, e uma outra parte ultrapassa essa barreira e pode causar problemas aos seres humanos.
A radiação UVB incide nas camadas mais superficiais da pele e é ela a responsável pela vermelhidão e pelas queimaduras tão comuns no verão. A radiação UVB, diferentemente da UVA, é mais forte durante o verão, especialmente naquele horário entre às 10h da manhã e às 16h da tarde. Para se proteger desses raios existe o fator de proteção solar, mais conhecido como FPS.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.