Venerar significa ter apreço, consideração em exagero por alguém ou algo. Demonstrar grande admiração por algo ou alguém. Sentir ou evidenciar adoração por alguma coisa ou alguém. Demonstrar respeito profundo, é ter grande afeição. Apregoar grande respeito por alguém ou algo.
Ter fetiche (no sentido figurado), muita dedicação, idolatrar algo ou uma pessoa.
A palavra venerar é de origem do latim “venerari” que quer dizer dar honras a alguém, admirar grandemente, ter reverência.
Exemplos:
– Eu venero aquela banda de rock!
– Tatiane venera aquele sapato que ela ganhou.
– Vamos a missa venerar os santos.
– Pedro venera o pai e tem ele como seu herói!
– Miranda tem veneração por deuses gregos.
Sinônimos de venerar:
- Idolatrar;
- Cultuar;
- Reverenciar;
- Admirar;
- Honrar;
- Adorar;
- Imitar;
- Saudar.
Antônimos de venerar:
- Odiar;
- Desvenerar;
- Detestar;
- Abominar.
Venerar x adorar:
De acordo com os conceitos católicos e cristãos, adoração é um culto prestado a Deus, como forma de reverenciá-lo, e reconhecer que Ele é o criador de todas as coisas. Adorar é de origem do grego e quer dizer “latria”.
Exemplos:
– Vamos a igreja adorar a Deus, criador dos céus e da terra!
– Vamos ao santuário venerar Nossa Senhora das Graças.
De acordo com as considerações católicas e cristãs, venerar é o mesmo que honrar pessoas, objetos ou santos, principalmente os santos, relíquias religiosas e escrituras sagradas.
É o mesmo que valorizar algo que lhe é muito importante e precioso.
Geralmente, as igrejas cristãs e evangélicas não veneram. Eles rendem adoração somente a Deus e os cristãos consideram o ato da idolatria, que venera os santos e outras coisas, um ato condenado pelas escrituras sagradas.
Já a igreja católica, adora a Deus, mas prestam cultos aos santos, venerando-os.
Uso das palavras venerar e adora:
Socialmente, as pessoas confundem constantemente o uso das palavras venerar e adorar. Geralmente utilizam o verbo venerar relacionando-o com ídolos, como cantores, bandas, ou até objetos, além de santos. Porém usam o verbo adorar também para apreciar seus ídolos, santos, além de Deus.
Exemplos do uso emprestado da palavra adorar:
– Eu adoro chocolates suíços!
– Cristina adora azul turquesa.
– Igor adorou o carro novo!
– Ela vai adorar ganhar esses sapatos de presente!
– Eu adoraria viajar nessas férias.
– Eu adorei a música que ele dedicou para mim.
As palavras venerar e adorar são bem utilizadas no vocabulário brasileiro, e são frequentemente relacionadas aquilo pelo que se tem grande apreço, amor e paixão.
Com exceção dos cristãos que raramente pronunciam adorar ou venerar algo ou alguma pessoa. Usam o termo apenas para se referir a Deus.
Já as demais pessoas, tanto católicos, como pessoas de outras religiões e aqueles que não exercem culto a alguma doutrina, usam a palavra para se referir a diversas coisas variadas.
No Brasil, por exemplo, muitas pessoas agem de maneira a cultuar cantores e/ou bandas famosas, e fazem fã clubes para essas pessoas, a fim de venerá-las e seguir o seu trabalho. Isso é um hábito comum dessas pessoas que fazem parte de fã clubes, elas seguem os famosos em seus trabalhos, turnês e lançamentos de cd’s ou dvd’s!
O ato de venerar é mais comum do que se pensa!