Verso na Literatura são as linhas de um poema. Verso também é a face posterior de um objeto ou a parte de trás de uma folha ou página.
Portanto, quando se diz “assine no verso da folha” ou “o adesivo está no verso da caixa”, a palavra verso está relacionada com a parte de trás dos itens.
Já na Literatura, os versos compõem um poema, que é um gênero textual formado também por estrofes, que são os conjuntos de versos.
Os poemas também podem ter alguns recursos de linguagem para deixá-los mais poéticos, como as métricas, o ritmo, as figuras de estilo e as sonoridades.
Em português, a contagem dos versos geralmente é feita de acordo com a tonicidade das palavras, que geram as sílabas métricas, responsáveis por dar ritmo ao poema, como no poema abaixo de Luís de Camões, onde a última sílaba tônica do verso é a décima:
“Al/ma /mi/nha /gen/til, /que /te /par/tis/te
Tão/ ce/do /des/ta /vi/da /des/con/ten/te,
Re/pou/as /lá /no /Céu /e/ter/na/men/te,
E /vi/va /eu /cá /na /ter/ra /sem/pre /tris/te.”
Muitas pessoas fazem confusão entre poema e poesia, contudo, a poesia é imaterial e está relacionada apenas com a emoção do texto, que desperta o sentimento do belo, a inspiração e a elevação das ideias. Enquanto que um poema é a estrutura do texto, composto de versos, métrica, estrofes, rimas e ritmo.
Logo, um poema pode ou não ter poesia, dependendo se ele é capaz de sensibilizar quem o lê ou o ouve.
Tipos de Versos na Literatura
- Verso Métrico: É composto por palavras ritmadas de acordo com a quantidade de sílabas.
- Verso Rítmico: Reunião de palavras segundo sua acentuação.
- Verso Silábico: É feito por palavras conforme o seu número.
- Verso Branco: Quando um verso não rima com o outro, também chamado de verso livre ou verso solto.
- Verso Heroico: Quando o verso possui dez sílabas.
- Verso Livre: É o verso branco ou o verso que não segue as regras ou medidas tradicionais.
- Verso de pé quebrado: Quando o verso não segue as regras usuais de métrica ou de ritmo, e também é chamado de verso errado.