Vibe é uma abreviação muito utilizada em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, mas a sua origem é inglesa (vibration) que, ao ser traduzido, é o mesmo que vibração. O termo começou a ser divulgado a partir do uso frequente com que jovens empregavam em festas de música eletrônica, onde se dizia que deveria “aproveitar a vibe”, ou seja, a música e o clima do momento.
Porém, o termo vibe era empregado antes em outro cenário musical: o do reggae e ritmos semelhantes. Com a fusão de estilos, surgiram, o ska, o merengue e a salsa – todos estes gêneros musicais possuem características próprias e positivas como é o caso da alegria e do otimismo.
Deste modo, essas músicas começaram a ganhar espaço por contagiar as pessoas que cantam e dançam com vontade, disposição e energia. Daí surgiu o termo vibe positiva e as variações como boa vibe e positividade como representação desse bom estágio.
Mas, se a pessoa não estiver com bons pensamentos e sentimentos e se deixa levar por maldade, inveja e rancor estará com uma sintonia de energia contrária, ou seja, o termo empregado é vibe negativa, má vibe ou simplesmente negatividade.
Além desse emprego, Vibe também é utilizada para se referir a festas e/ou baladas. Assim como já foram empregados termos como “sair na night” ou mesmo “se jogar na noite”. Os jovens, principalmente, costumam fazer referência as festas e demais formas de agito com o uso da palavra Vibe.
Neste sentido, o termo significa que uma pessoa está disposta a se divertir, se soltar e aproveitar o máximo o ambiente com toda a liberdade, sentir o clima do lugar e se aproximar de pessoas que estejam praticamente na mesma sintonia mental e emocional.
Além de festas, o termo vibe também é facilmente empregado por pessoas que gostam e valorizam a natureza e tem, por costume, se refugiarem em lugares como bosques, cachoeiras e praias desertas para sentirem a “vibe” do lugar, ou seja, a boa energia emanada pelos elementos naturais como as plantas, água, vento, sol entre outros.
Vibe também inspira sites e lojas que trabalham com produtos naturais, marcas e itens ligados a cultura reggae, pop e misticismo.