Vigorexia é uma obsessão por um corpo musculoso e forte.
A vigorexia é o transtorno dismórfico muscular (TDM) considerado uma doença psíquica. Esse transtorno é caracterizado pela alteração da autoimagem.
A vigorexia é também conhecida como complexo de Adônis ou síndrome de Andônis e também como anorexia nervosa.
Uma pessoa com vigorexia enxerga o seu corpo muito menor do que na verdade ele é ou está. Dessa maneira, ela busca incessantemente praticar atividade física e assim fica dependente e obcecada por músculos cada vez maiores.
Causas de vigorexia
Podem ser vários os motivos pelos quais uma pessoa desenvolve a vigorexia, contudo, acredita-se que suas causas estão muito relacionadas à visão de si mesmo que a pessoa possui.
A vigorexia é de origem genética e psicológica.
Desde que passou a existir uma crescente valorização dos músculos e da boa forma física pela sociedade, o transtorno de vigorexia passou a ser vivido por boa parte dos indivíduos.
A medicina mostra, através de seus estudos, que experiências de vida podem desencadear a vigorexia.
De acordo com pesquisas feitas, as pessoas vigoréxicas são geralmente tímidas e a busca pelo corpo perfeito compensa sua personalidade introvertida.
Vigorexia sintomas
A constante procura por músculos maiores e silhueta perfeita faz com que o indivíduo apresente os seguintes sintomas da vigorexia:
- Irritabilidade e cansaço.
- Uso de anabolizantes.
- Distorção da autoimagem.
- Depressão.
- Dietas hiperproteicas.
- Insatisfação.
- Constantes dores musculares e nas articulações.
- Excesso de preocupação com o próprio corpo.
- Deixar a vida pessoal em segundo plano para exercitar-se.
Em casos mais extremos pode haver até tentativa de suicídio.
É importante que a pessoa ou alguém próximo identifique o distúrbio no início para evitar consequencias drásticas.
Vigorexia tratamento
As pessoas vítimas de vigorexia precisam passar por um tratamento multidisciplinar que envolve psiquiatra, nutricionista, endocrinologista e psicólogo.
Nos casos em que for diagnosticado alguma lesão articular ou muscular é preciso que ela também passe por um ortopedista e um fisioterapeuta.
Em um tratamento para vigorexia é muito importante a ajuda de amigos e familiares para ajudá-los e apoiá-los a fim de superarem a doença.
Vigorexia e ortorexia
As palavras vigorexia e ortorexia possuem significados diferentes.
A vigorexia está associada à distorção da imagem que a pessoa tem de si e envolve uma preocupação de não ser suficientemente musculoso e forte em todas as partes do corpo.
Já a ortorexia consiste em um exagero de dietas. Trata-se de um quadro em que existe uma preocupação excessiva com hábitos alimentares no qual a pessoa se restringe a ingerir refeições nutritivas.
Na ortorexia o transtorno obsessivo compulsivo é caracterizado por um extremo cuidado em ingerir alimentos saudáveis que acaba acontecendo o oposto devido à pessoa desejar seguir estritamente determinada dieta.
Tanto a vigorexia quanto a ortorexia são distúrbios contemporâneos que envolvem o comportamento alimentar e se assemelham pela obsessão ao corpo.
Esses distúrbios são alicerçados em idealizações que quando não são alcançados resultam em instabilidade e uma diminuição do emocional e da própria autoestima da pessoa.
De um modo geral, a vigorexia e a ortorexia requerem um tratamento composto por uma equipe multisciplinar.