Kimono ou quimono, é o nome de uma túnica de mangas longas ou curtas, de…
Vintage é um termo de origem inglesa que significa “colheita” (vindima). Porém, para muitos o termo se deriva de vendenge, em francês antigo, que – assim como a tradução do inglês – significa conceitua a safra de uvas.
O significado de Vintage que vemos hoje não está relacionado com seu(s) termo(s) de origem.
Vintage é algo clássico, antigo e de excelente qualidade. Geralmente, o termo é visto também quando acontece o forte retorno de algo que remete a épocas antigas – dessa forma, pensa-se no termo como uma referência (ou até mesmo imitação) de um estilo anterior.
A palavra vintage é utilizada para destacar o estilo de vida que lembra os anos de 1920-1960 – aplicando-se tanto para vestuários e calçados como para peças de decoração e mobiliários. Exemplos de moda vintage são:
O vintage se sustenta em alguns pilares:
Contudo, algumas roupas desgastadas de forma proposital também são denominadas de vintage, pois traz a ideia de ser algo antigo, usado e que pertence a outra época.
Camisetas e shorts de rock das décadas de 1980-1990 também podem se enquadrar como moda vintage, já que fazem parte de um estilo “ultrapassado” e que marcou época. Já alguns artigos dessas mesmas épocas podem ser chamados de “novo vintage”.
Outras pessoas também podem considerar roupas ou objetos como vintage quando possuem, no mínimo, mais de 20 anos de existência.
“Verdadeiro vintage” é um conceito para roupas e objetos que possuem pelo menos 50 anos.
Alguns enólogos utilizam o termo vintage para indicar um ano de boa colheita da uva – especialmente quando todas as condições climáticas e fatores pertinentes permitiram e favoreceram uma produção de vinho com extrema e diferenciada qualidade.
O Vinho do Porto, por exemplo, muito famoso, recebe esse título quando a colheita é reconhecida e de alta qualidade.
Retrô é diferente de vintage!
Com origem na palavra francesa rétrospectif, retrô significa alguma peça ou produto que não faz parte do estilo predominante da atualidade, ou seja, não faz parte da moda atual.
Pode-se explicar retrô como uma releitura do passado – uma retrospectiva.
Exemplos de artigos retrô são os televisores com características dos anos de 1960 ou mesmo os aparelhos MP3 que se parecem com uma fita cassete.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.