VIP é uma sigla originária do idioma inglês para a expressão “Very Important Person”, ou seja, “Pessoa Muito Importante”.
O que é VIP?
VIP é amplamente usada como sigla para se referir a uma pessoa muito importante, geralmente sendo direcionado a pessoas que, em virtude de sua importância moral, intelectual, política ou financeira, consegue ter alguns privilégios que não são concedidos à grande maioria da população.
De forma geral, uma pessoa é considerada VIP por ser uma celebridade em seu meio, como os cantores ou atores famosos, além de outras pessoas que pertençam a um grupo exclusivo, de alta classe social, ou também podem ser considerados VIPs os chefes de Estado, chefes de governo, políticos de grande influência, empresários de grandes grupos ou pessoas donas de grandes fortunas.
A expressão VIP, no entanto, não tem origem inglesa, e sim russa, sendo proveniente da expressão “vesima imenitaja persona”, do idioma russo, sendo aplicado aos imigrantes que viviam na França e no Reino Unido depois da Revolução Bolchevique, na Rússia, em 1917, sendo atribuído a ex-nobres, a quem eram concedidos alguns privilégios. A partir da década de 1920, a expressão se tornou bastante comum no ocidente, sendo aplicada a pessoas que se destacavam na sociedade.
Nas décadas de 1930 e 1940, a expressão era aplicada principalmente aos clientes de lojas ou bancos, desde que tivessem maiores possibilidades financeiras e, a partir daí, passou a designar pessoas que usam a expressão para influenciar ou persuadir outras pessoas para conseguir o que pretendem.
Nos dias atuais, a expressão VIP, que é conhecida em todo o mundo, serve para designar lugares de alto luxo ou de acesso exclusivo, como as áreas VIP de aeroportos, sendo também muitas vezes aplicada em apresentações artísticas, designando lugares, camarins e camarotes, os conhecidos lugares VIP, onde só são admitidas pessoas influentes.
A expressão é hoje sinônimo de exclusividade, sendo designativo de privilégios e de acomodações especiais.