Vocação Profissional é uma expressão que chega até a língua portuguesa através do latim. “Profissional” é uma palavra de fácil entendimento, pois remete à profissão. Já o termo “vocação” é mais complicado.
Vocação vem do latim vocatione, do verbo vocare. Esse verbo significa “chamar”. Assim, pode-se entender que vocação é um chamado.
Sendo assim, o significado de vocação profissional é algo como um chamado à determinada profissão.
No Brasil, o costume é que a vocação profissional seja decidida desde muito cedo: adolescentes precisam escolher suas carreiras, se dedicarem aos estudos e passarem no vestibular para que possam estudar e, mais tarde, exercerem a profissão escolhida.
Isso muitas vezes é motivo de ansiedade e desespero, pois descobrir sua vocação profissional é um grande passo e não acontece no mesmo momento para todos.
O que é vocação profissional
Vocação profissional é a inclinação que uma pessoa tem, de acordo com suas preferências, habilidades, seus limites, suas maneiras de agir, seus gostos. Tudo isso possui importância pois mostra as tarefas que o indivíduo gosta de fazer e também aquelas que ele faz com qualidade. A vocação profissional costuma unir as duas.
A descoberta da vocação profissional vem das atividades que se encaixam nas habilidades que o indivíduo tem e também quais se encaixam com a personalidade dele. Assim, uma pessoa que possui sua vocação profissional bem delineada costuma ser alguém feliz, pois trabalha com algo que faz bem e com prazer.
A descoberta da vocação profissional é o primeiro passo para descobrir qual a profissão, ou seja, o emprego, que faria essa pessoa ser bem sucedida e realizada.
Orientação profissional
A orientação profissional em geral é feita por um especialista e tem como objetivo ajudar o indivíduo a encontrar sua vocação profissional, ou seja, a decidir que caminho seguir para que seja feliz e realizado, pois o emprego não precisa ser um fardo.
A orientação profissional costuma ser feita com psicólogos e envolvem diversos testes, como testes de personalidade e de QI. Ao contrário do que se pensa, a orientação profissional não indica que profissão uma pessoa deve seguir, mais sim que áreas se enquadram melhor no perfil de cada um para que, assim, o indivíduo possa tomar decisões conscientes e informadas.