Wi-Fi é um termo inglês e marca registrada da Wi-Fi Alliance, e é tomada como a forma abreviada de Wireless Fidelity que, ao ser traduzido para o português seria o mesmo que fidelidade sem fio.
É um tipo de tecnologia IEEE 802.11 que permite a conexão sem fio entre vários dispositivos diferentes. É provável que a origem do termo seja uma brincadeira ou variação de Hi-Fi (High Fidelity) que era uma tecnologia utilizada por volta da década de 1950 na indústria fonográfica.
E como essa tecnologia era confiável e qualificava os aparelhos de som com áudio, o Wi-Fi não necessita de operação ou licença de instalação para realizar sua operação em faixas de frequências, ou seja, sua transmissão é realizada através de ondas de rádio.
Para tanto, utiliza um adaptador conhecido como roteador, o qual capta e recebe os sinais, decofica-os e os emite por meio de uma antena. Um usuário acessa a internet quando está na área de abrangência do sinal, cujo ponto de acesso recebe o nome de hotspot, através de um dispositivo móvel como um smartphone, tablet ou notebook.
Os equipamentos de Wi-Fi podem ser utilizados comercialmente no Brasil, desde que os mesmos sejam devidamente homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que é um órgão ligado ao Governo Federal. Todos os equipamentos homologados recebem um selo oficial da Anatel que são facilmente reconhecidos.
Atualmente, a maioria dos dispositivos já sai de fábrica com o sistema Wi-Fi implantado. Através desse sistema, o usuário consegue saber se determinados lugares possuem o Wi-Fi disponível ou não.
Em alguns pontos é possível fazer o acesso gratuito, mas em outros pode ser limitado ou pago. Geralmente os lugares que possuem o sistema implantado fixam cartazes ou placas informando que ali existe um hotspot.
Há pontos comerciais que disponibilizam o acesso gratuito após o cliente realizar alguma compra ou pedido de produto ou serviço. O padrão Wi-Fi oferece maior versatilidade e comodidade e tem ganhado uma crescente preferência tanto por parte das empresas, quanto de funcionários, clientes ou usuários.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.