Workflow é uma palavra da língua inglesa.
O que é Workflow:
O significado de Workflow é, de acordo com sua tradução ao português, “fluxo de trabalho”. O conceito de workflow aborda uma ordem de passos fundamentais para automatizar processos, conforme um conjunto de regras, que permitem e facilitem a transmissão e compartilhamento de determinado processo de uma pessoa para outra.
Na prática, documentos, informações e tarefas são passadas de colaborador para colaborador, seguindo uma hierarquia determinado e conforme um conjunto de regras de mecanismos.
Embora na teoria, essa gestão possa ser organizada manualmente, nos dias de hoje grande parte do workflow já faz parte dos sistemas de tecnologia de informação.
Dessa maneira, pode-se afirmar que o workflow representa uma relação entre os processos de negócio e a tecnologia. A tecnologia workflow, além de garantir a comunicação e a troca de informações entre os diferentes departamentos envolvidos em um processo de negócio, irá também garantir que toda e qualquer tarefa seja realizada pelo colaborador a quem foi destinada.
Portanto, a tecnologia do workflow realiza a ligação entre a unidade de produção e o escritório, ou mesmo da tecnologia à cultura da empresa. Em suma: ela conecta as pessoas a processos na organização, pois se torna um canal de informação.
Alguns programas de informática possuem a tarefa de realizar o gerenciamento do workflow: são chamados de WfMS (Workflow Management Systems – Sistemas de Gerenciamento de Workflow). Esses sistemas fazem com que todos os passos responsáveis pela automatização do processo ocorram na sequência correta.
Vantagens do Workflow
Há vários benefícios existentes ao aplicar a tecnologia workflow nos processos de negócio de forma contínua e constante. Com o tempo, a organização terá:
- Eficiência na comunicação entre departamentos,
- Otimização do fluxo de trabalho da organização,
- Redução de custos para a empresa,
- Aumento da produtividade,
- Transparência em todos os processos,
- Controle administrativo.