Xilogravura significa gravura em madeira, ou seja, é a arte de gravar ou entalhar em madeiras.
Essa é uma técnica desenvolvida desde o século VI na China. Os artesãos utilizavam pedaços de madeira para entalhar a figura que eles queriam reproduzir. Na Idade Média, essa técnica foi propagada por toda Europa, influenciando diversos artistas da época.
Eles usavam tintas para pintar os relevos que foram esculpidos e utilizavam prensas para pressionar a madeira contra o papel ou outro tipo de material. Os desenhos produzidos saiam ao contrário e por esse motivo a habilidade desses artesãos era inacreditável.
Há dois tipos de xilogravuras: a xilogravura de fio e a de topo. A de fio também é conhecida pelos nomes de madeira deitada ou madeira à veia. A técnica é feita com a madeira deitada, isto é, os artistas usam a madeira cortada em seu sentido de comprimento.
E na xilogravura de topo a árvore e cortada no sentido transversal, ou seja, os artistas preferem usar a madeira em forma de discos.
A xilografia foi trazida para o Brasil pelos Portugueses que aqui chegaram pouco tempo depois de sua descoberta, introduzindo também a literatura de Cordel.
A popularidade dessa técnica é maior na região do Nordeste do Brasil. Os xilógrafos mais famosos são: Abraão Batista, Amaro Francisco, Gilvan Samico, José Costa Leite, José Lourenço e J. Borges.
Em Pernambuco, Severino Borges produz seus desenhos xilogravados em azulejos e se destaca por produzir seus desenhos em um escala bem menor do que a convencional.
José Francisco Borges é um dos xilógrafos mais famosos de todos os tempos. É um artista mundialmente conhecido, tendo sido condecorado por suas obras pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Também recebeu um prêmio da UNESCO e foi destaque em 2006 no jornal “The New York Times”. É considerado patrimônio vivo da cidade de Pernambuco.
Suas obras destacam fatos do cotidiano, assim como o cangaço, o amor, a religiosidade, a popularidade e todos os fatos que envolvem o povo nordestino.
Essa é uma forma de desenvolver essa técnica em um material mais maleável e fácil de manusear. Ela consiste em utilizar um isopor de qualquer espessura, uma caneta sem tinta, tinta, rolo ou pincel para tinta. O processo é o mesmo, a pessoa desenha o que quer e reproduz a sua obra onde desejar.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.